Escola de Educação Profissional Jaime Alencar, em Fortaleza, recebeu o 6º equipamento instalado em unidade cearense
Mais educação de qualidade para a juventude. O Governo do Ceará entregou, nesta terça-feira (22), a sexta Sala Google do estado. O equipamento fica na Escola de Educação Profissional Jaime Alencar, em Fortaleza. A ação, que acontece por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), visa propiciar aos professores e alunos um ambiente de inclusão digital de ponta, reforçando diversas estratégias de ensino. A solenidade foi comandada pelo governador Elmano de Freitas.
“É um dia de muito orgulho, muita alegria, por entregar mais uma Sala Google. Essa sala irá ajudar a todos esses alunos em seus desenvolvimentos profissionais e também pessoais. É muito importante, cada vez mais, gerar espaços de qualidade para a educação da nossa juventude. Queremos garantir uma escola que siga gerando cidadania junto à juventude em prol de um Ceará com uma educação cada vez mais desenvolvida”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Outras Salas Google foram inauguradas anteriormente nos municípios de Acaraú, que conta com duas unidades do equipamento; Itaitinga; Deputado Irapuan Pinheiro e Maracanaú. A intenção é inaugurar mais de 40 Salas Google em instituições públicas de ensino por todo o estado.
Secretária da Educação, Eliana Estrela agradeceu a todos os professores presentes na escola e garantiu a certeza do desenvolvimento educacional com a chegada de mais uma Sala Google. “Gostaria de agradecer a todo o empenho e dedicação das professoras e professores que fazem essa escola. Essa sala é mais uma inovação para a escola, uma forma de interação dos nossos professores com nossos estudantes para diversas plataformas. Essa Sala irá chamar cada vez mais nossos estudantes para fazer descobertas interessantes. Estou muito feliz com essa iniciativa e essa entrega feita”.
A Sala Google conta com espaço climatizado personalizado; computadores para o aprendizado e utilização nas atividades didáticas; além de acesso para espaços na internet relacionados às plataformas Google.
Presidente da Etice, Francisco Barbosa lembrou a importância de espaços como a Sala Google para incentivar mais estudantes e profissionais para a área da tecnologia. “Já consigo ver todos esses alunos como futuros profissionais de tecnologia. A área de tecnologia atualmente precisa de muita gente. Tenho certeza que essas Salas irão levar cada vez mais o Ceará em busca de ser um estado digital”, comentou.
Jeferson Farias, representante da Google no Ceará, conclamou o uso do equipamento por parte dos estudantes. “Só enho a agradecer a parceria com o Governo do Estado. Usem esse equipamento, pois ele está à disposição de vocês. Quanto mais vocês utilizarem, estarão mais atualizados e preparados para o mercado”, discorreu.
Lohana Teixeira, 15, é só elogios para o novo local da sua escola. Aluna do 1º ano do Ensino Médio, a jovem tem certeza que a Sala Google será benéfica para todos. “Antes nós tínhamos um local mais básico aqui, perto da biblioteca. Agora, junto do nosso laboratório, sei que todos irão aproveitar e se preparar ainda mais para o futuro”, conta a estudante, que quer trabalhar com produção de áudio e vídeo.
Apesar da idade, David Lima, 15, fala como gente grande. Mesmo jovem, o estudante que irá buscar um espaço no mercado como desenvolvedor de sistemas, entende a profundidade que a Sala Google traz para ele e seus colegas. “Definitivamente é um espaço bastante inovador, que sabemos que não existe em toda escola. Aqui teremos toda uma segurança digital e um suporte integrado para as tecnologias e também assuntos mais básicos, ajudando a todos”, afirma.
Além da entrega das Salas Google, o Governo do Ceará segue realizando diversas ações em prol da integração de estudantes, professores e demais profissionais com a tecnologia. Já foram entregues mais de 228 mil tablets em todo o estado este ano, investimento superior a R$ 100 milhões.
Os professores da rede estadual receberam 29.800 notebooks, adquiridos pela Secretaria da Educação no valor de R$ 50,27 milhões, por meio do Programa Ceará Educa Mais, que estabelece 25 ações para fortalecer o processo de aprendizagem, sendo uma delas o Ceará Educa Mais Conectividade.