Economia Acre

Estado capacita servidores na operacionalização do Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária

Visando capacitar servidores e colaboradores que atuam diretamente nos setores de orçamento e finanças e na execução de receitas e despesas junto a...

14/10/2024 às 16h45
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Visando capacitar servidores e colaboradores que atuam diretamente nos setores de orçamento e finanças e na execução de receitas e despesas junto aos órgãos da administração pública estadual, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Secretaria de Administração (Sead), deu início nesta segunda-feira, 14, à primeira turma do Curso de Operacionalização do Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária do Acre (Sicaf/AC), em Rio Branco.

Primeira turma do Curso de Operacionalização do Sicaf/AC, em Rio Branco. Foto: Aleff Matos/Sefaz
Primeira turma do Curso de Operacionalização do Sicaf/AC, em Rio Branco. Foto: Aleff Matos/Sefaz

Com a intenção de modernizar e garantir a efetiva transparência das contas públicas, a capacitação aborda questões sobre procedimentos de execução orçamentária e financeira de receitas e despesas, abrangendo desde conhecimentos básicos a funcionalidades, processos de despesa e receita orçamentária e resolução de problemas.

O Sicaf/AC é fundamental para todos os servidores e colaboradores que atuam na esfera pública orçamentário-financeira estadual. Trata-se de uma plataforma gerenciada pela Sefaz, com o objetivo de centralizar a execução, o acompanhamento, o controle e a transparência das atividades e informações contábeis, orçamentárias, financeiras, de custos e de planejamento do Estado.

Cerca de 120 servidores participam do curso, representando mais de 60 órgãos da administração pública estadual. Foto: Aleff Matos/Sefaz
Cerca de 120 servidores participam do curso, representando mais de 60 órgãos da administração pública estadual. Foto: Aleff Matos/Sefaz

Cerca de 120 servidores participam do curso, provenientes de mais de 60 órgãos da administração pública estadual, como as secretarias de Governo (Segov), de Planejamento (Seplan), de Comunicação (Secom), de Casa Civil e de Casa Militar, Defensoria Pública (DPE/AC), Controladoria-Geral (CGE), Procuradoria-Geral (PGE), Polícia Civil (PCAC), Polícia Militar (PMAC), Corpo de Bombeiros (CBMAC) e Ministério Público do Acre (MPAC), além da Sefaz e Sead.

“É uma nova ferramenta de execução orçamentário-financeira, que está sendo implementada pela Sefaz, por meio da Diretoria de Contabilidade, e visa modernizar, tornar mais seguras e mais transparentes as finanças do Estado”, disse o diretor de Contabilidade-Geral do Estado, Eduardo Maia.

Eduardo Maia é diretor de Contabilidade-Geral do Estado. Foto: Aleff Matos/Sefaz
Eduardo Maia é diretor de Contabilidade-Geral do Estado. Foto: Aleff Matos/Sefaz

O Sicaf foi instituído pelo governo, em decreto publicado no dia 9 de outubro , como o único sistema oficial nesse âmbito, em substituição ao Sistema de Administração Orçamentária, Financeira e Contábil (Safira).

The post Estado capacita servidores na operacionalização do Sistema Integrado de Contabilidade, Administração Financeira e Orçamentária appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários