Nesta segunda-feira (14), no Diferencial Buffet, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma formação destinada aos professores de Língua Portuguesa, voltada para os projetos Laboratório de Redação e Clube de Leitura. O evento reuniu docentes aprovados no projeto, além de orientadores e mentores da Formação Geral Básica (FGB) e do Programa Gestão da Aprendizagem.
As iniciativas Laboratório de Redação e Clube de Leitura são ações da Seduc que visam fortalecer a escrita, leitura e argumentação no desenvolvimento de textos, promovendo uma educação mais eficaz na rede estadual.
Representando o Secretário Washington Bandeira, a Superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, esteve com os professores detalhando o planejamento de atividades. “O Laboratório de Redação e o Clube de Leitura são iniciativas que a Seduc idealizou para potencializar os resultados dos estudantes e este investimento passa pela preparação dos professores. São ações conjuntas para o fortalecimento da escrita, leitura e argumentação com o objetivo de alcançar a nota mil no Enem”, afirmou a superintendente.
No segundo momento, os docentes tiveram a oportunidade de compartilhar relatos de experiências, discutindo projetos de leitura implementados nas escolas e as vivências que enriqueceram o aprendizado dos alunos.
De Campo Maior, a professora de Língua Portuguesa no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Leopoldo Pacheco, Eliete Veras, destacou a troca de experiências. “É um momento muito rico para que possamos conhecer diferentes realidades e sair da zona de conforto porque outras experiências positivas podem nos motivar na nossa prática”, disse a professora.
Laboratório de Redação
Na sala destinada ao "Laboratório de Redação", os professores discutiram o desenvolvimento do projeto, avaliando suas práticas docentes.
O Projeto Laboratório de Redação auxilia estudantes regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública do Piauí com orientação e preparação para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Esta formação é importante para os professores de Língua Portuguesa, pois conseguimos realizar um trabalho dedicado à leitura e escrita dos alunos. Ao compartilhar as estratégias adequadas, os nossos estudantes estarão aptos a atenderem as competências exigidas no Enem”, comentou a professora.