Com o objetivo de criar um ambiente dinâmico e engajador nas salas de aula, onde os alunos se sintam motivados a participar e explorar novos conhecimentos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está promovendo um curso de formação voltado para 677 profissionais que atuam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Técnica (EJATEC).
O curso abrange coordenadores pedagógicos, professores da Formação Geral Básica e da Base Técnica em 353 escolas de 21ª Gerências Regionais de Ensino. Dividida em três ciclos, a capacitação iniciou no mês de junho e irá encerrar em dezembro.
Claudia Leite, coordenadora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Claudio Ferreira, localizado na zona Norte de Teresina, destacou que a formação trouxe conhecimentos riquíssimos para a escola e que, além do aprendizado de boas práticas, a formação foi um momento de compartilhar experiência e vivenciar dinâmicas de trabalhos que podem ser aplicadas em sala de aula.
“Foi uma formação que só veio a somar para o nosso trabalho que nos proporcionou muito conhecimento e um momento em que pudemos falar sobre as necessidades e a realidade dos nossos alunos, e claro, nos motivar ainda mais a desenvolver um trabalho de competência”, ressaltou a coordenadora.
O professor Danilo Rodrigues Barbosa, do Ceja Professor Cláudio Ferreira, afirmou que os encontros foram positivos e destacou o trabalho constante da Seduc para trazer o contexto do mercado de trabalho para os alunos do EJA. “A formação nos trouxe novas ideias de como trabalhar determinados conteúdos e principalmente perceber que todos os envolvidos nesse processo de formação estão realmente ouvindo as nossas demandas, os nossos anseios”, disse o professor.
As temáticas abordadas durante o curso incluem a identidade e os princípios da EJATEC, as funções da EJA e os desafios políticos e pedagógicos da Educação Profissional e Técnica (EPT), com ênfase no ensino por competências e na formação integral dos estudantes.
“Nós estamos comprometidos em garantir que os nossos professores e coordenadores tenham as ferramentas necessárias para aprimorar suas práticas pedagógicas. Isso reflete diretamente na sala de aula, onde um profissional capacitado consegue criar um ambiente mais dinâmico, promovendo uma aprendizagem significativa”, explica o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Os professores que participam do curso têm a oportunidade de aprimorar não só o domínio do conteúdo técnico, mas também as metodologias de ensino, garantindo um processo de aprendizagem mais significativo para os estudantes da EJATEC.