Nesta quinta-feira (10), às 15h, um grupo de estudantes e professores do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raimundo Pessoa, do município de Monsenhor Gil, e do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, localizado no município de Pio IX, embarcam para um intercâmbio educacional na Coreia do Sul. A viagem, promovida e financiada pelo Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), marca um momento importante na trajetória dos jovens que foram finalistas do 1° Seduckathon, competição de programação que ocorreu em abril deste ano.
A equipe de Monsenhor Gil, composta pelo professor orientador Gabriel Silva Cruz e os estudantes Arielle Barbosa, Emerson Diego Santos, Geovane Andrade, Levi Nunes Costa e Tayene Araújo, teve destaque na final da competição com um projeto inovador. A proposta visa promover a inclusão de estudantes com síndrome de Down no ambiente escolar, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, para que esses alunos se sintam mais acolhidos e tenham maior engajamento nas atividades.
Entre os estudantes do Ceti Raimundo Pessoa, Arielle Barbosa, de 17 anos, carrega em sua bagagem uma história de superação e sonhos. Desde a perda de sua mãe, aos 14 anos, ela encontrou em sua família e nos novos laços construídos em Monsenhor Gil a força para seguir em frente. “Minha mãe foi minha maior incentivadora e eu quase desisti de tudo quando a perdi. Mas sempre penso no quanto ela ficaria feliz em me ver seguir em frente. Hoje, com o apoio da minha madrinha, meus avós, meu namorado e meus amigos, estou pronta para essa experiência única”, comenta.
Arielle nunca saiu do Piauí, nem viajou de avião, o que aumenta ainda mais a emoção e ansiedade para a viagem. Ela revela que, além de cursar Direito, sonha em aprender outros idiomas, como francês e espanhol, e já considera a tecnologia como uma possível área de atuação. “Com o Curso de Desenvolvimento de Sistemas na escola, passei a gostar mais de tecnologia, então essa também é uma opção para o futuro. Esse intercâmbio é uma oportunidade de aprender e crescer. Quero conhecer o Palácio Gyeongbok e o Lotte World na Coreia. As expectativas são as melhores possíveis”, disse.
O professor orientador da equipe, Gabriel Silva Cruz, destaca a importância do intercâmbio como uma oportunidade de ampliação de horizontes. “Espero que tanto eu quanto meus alunos possamos aproveitar ao máximo o que nos será apresentado na Coreia. Quero voltar com uma nova perspectiva e, claro, compartilhar todo esse aprendizado com a nossa comunidade escolar”, afirma.
Também de malas prontas para embarcar para Seul, na Coreia do Sul, estão seis estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora do Patrocínio, localizado no município de Pio IX, a 434 km de Teresina.
O time coordenado pelo professor Diógenes Vieira conquistou o terceiro lugar na competição do Seduckathon ao desenvolver o Conselheiro Virtual de Saúde Mental, um site que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para ajudar alunos com problemas relacionados à saúde mental. O programa pode ser acessado pelo celular e pelo computador e, após receber um aconselhamento da I.A., o jovem, se preferir, pode ser encaminhado para um atendimento presencial pela coordenação da escola.
O professor destacou que o intercâmbio é uma grande oportunidade que eles nunca imaginaram em participar. “Estamos ansiosos e empolgados, é a primeira vez que faço uma viagem internacional. Ir para um país tão desenvolvido e tecnológico como a Coreia do Sul é uma grande oportunidade, é algo que a gente nunca pensou que seria possível. A preparação, todo o processo, está sendo maravilhoso e, agora, a gente vai começar a vivenciar essa experiência, que vai ser marcante na vida de todos”, relatou.
Cheio de expectativas, Francisco Kayky Barbosa de Sousa revelou que será sua primeira viagem de avião e que sua família está bastante orgulhosa da conquista. “A animação e a ansiedade são grandes e as expectativas para o intercâmbio são as melhores. Minha família está muito orgulhosa de mim e ansiosa com a viagem, além de um pouco preocupados, mas sabe que a gente está viajando em total segurança”, contou.
Antônio Hirgo Castro Silva também embarca para a Coreia do Sul e disse que, além do estudo da língua inglesa, também pesquisou sobre a cultura do país, onde ficará durante 30 dias. “Estudamos para ter uma comunicação melhor durante nossa estadia em Seul e a expectativa para a viagem está grande. Estou muito feliz e ansioso”, afirmou.
Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, o intercâmbio representa um marco histórico no fortalecimento da educação piauiense. “Estamos investindo em experiências como essa para garantir que nossos jovens possam conhecer o mundo e retornar ao Piauí com novas perspectivas, ampliando seus horizontes e aplicando os conhecimentos adquiridos em benefício da nossa educação”, afirmou o gestor.
Ao todo, vinte estudantes e quatro professores vencedores da primeira edição do Seduckathon participarão do intercâmbio na Coreia. Além dos times do Ceti Raimundo Pessoa e do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, viajam também as equipes vencedoras dos Centros Estaduais de Tempo Integral Raimundinho Andrade, de Campo Maior, e Conselheiro Saraiva, em Batalha.