Geral Paraíba

Estudantes da ECIT Cuité disputam etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, no Rio de Janeiro

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, no Cariri paraibano, passaram p...

02/10/2024 às 18h27
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, no Cariri paraibano, passaram pela etapa regional da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) e vão disputar a etapa nacional na categoria Ensino Médio e na modalidade Produção Audiovisual, no estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nessa terça-feira (1), no auditório da Fiocruz Pernambuco.

A equipe do grupo de estudo Meninas na Ciência e Tecnologia (Mecitec) da ECIT Cuité produziu um minidocumentário com o tema “Energia do futuro: desvendando os segredos da energia eólica”, o qual foi fruto de uma pesquisa que analisou as percepções dos agricultores que residem nas comunidades Barandões e São José, acerca das mudanças na rotina das famílias e do meio ambiente, que podem ocorrer após a instalação do parque eólico.

O MeCiTec busca incentivar estudantes a seguirem na área STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math). O grupo de estudo é composto pelas estudantes Lívia Costa Marques Guedes, Ellen Andresa da Silva Costa, Giovanna Maria da Silva Mendes, Ayra Clara Costa Silva, Raylane Fernanda Sousa Fonseca, Daieny Larrinne Diniz Costa e Emily Railla Lima Costa com a coordenação das professoras Priscila Silva e Mayane Farias.

Para a etapa nacional será escolhida uma estudante que vai representar a equipe, e uma professora que está na coordenação. As duas seguirão para o Rio de Janeiro com tudo pago pela organização da Obsma.

A Obsma é promovida pela Fiocruz para alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil e tem o objetivo de estimular os estudantes, a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país. A competição tem duas categorias: Ensino Fundamental II para estudantes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio incluindo o Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Os concorrentes podem desenvolver seus projetos nas modalidades de Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários