Geral Maranhão
Governo comemora Dia Nacional da Pessoa Idosa na Policlínica do Idoso
Policlínica do Idoso realizou atividades de lazer para comemorar o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Os idosos participaram da musicoterapia com direit...
01/10/2024 18h21
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão

Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira (1º), o Governo do Estado promoveu programação especial na Policlínica do Idoso, unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os usuários do serviço participaram de atividades de musicoterapia, com direito a apresentação do Coral Vozes, cujos integrantes são idosos assistidos na unidade. 

"A valorização e acolhimento são a marca da Policlínica do Idoso e durante a comemoração do Dia Nacional da Pessoa Idosa nós reforçamos o quão importante a atenção ofertada para esse público com 60 anos ou mais. Ao passo que humanizamos o atendimento, possibilitamos que eles sejam assistidos em todas as suas especificações", disse a diretora administrativa da Policlínica do Idoso, Lourivania Boas.

Maria Silva da Costa, de 67 anos, é moradora do bairro da Liberdade e disse ser paciente da policlínica desde a sua inauguração, em 2021. Além dos serviços médicos, ela também participa do Coral Vozes e afirmou que a unidade tem sido um espaço de busca pela qualidade de vida. 

"Representou muito a melhoria para o bairro, para a gente da terceira idade. Porque a gente precisava mesmo desses atendimentos. Aqui é muito bom, a gente tira o estresse, todos são amorosos conosco, dos médicos aos faxineiros, o atendimento é maravilhoso", comentou dona Maria.

Durante as comemorações pelo Dia Nacional do Idoso, Maria das Dores Pereira Costa, de 66 anos, traduziu em palavras o carinho e a assistência que recebe das equipes da rede estadual de saúde na Policlínica do Idoso. "Gosto muito daqui porque é uma casa que acolhe os idosos com muito amor. Aqui eu faço educação física, participo do coral. Na pandemia, se não fosse pela policlínica, não sei como seria porque eu tive problema de ansiedade e foi na policlínica que eu encontrei equilíbrio para poder recomeçar a vida".

O aposentado Flávio Costa, de 78 anos, é morador da Vila Palmeira e também faz uso da policlínica desde quando ela foi inaugurada. "Depois que eu vim para cá, estou me sentindo outro. Na possibilidade de andar, em tudo. Depois que tive o AVC e vim para cá. Já melhorei um pouco. Também tive depressão e foi aqui comecei a sentir que está tudo bem comigo", compartilhou.

Entregue pelo Governo do Estado para atuar como referência a pacientes da terceira idade residentes na Região Metropolitana, a Policlínica do Idoso oferece consultas em diversas áreas, dentre elas, cardiologia, clínica médica, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, mastologia, neurologia, reumatologia, urologia, vascular, entre outros.

Os usuários da unidade também contam com o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), exames de colonoscopia, ecocardiograma, ecodopplercardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalografia (EEG), endoscopia, holter, laboratório clínico e mapa; assistência em Psiquiatria com atendimentos em saúde mental feitos semanalmente, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras no período da manhã e da tarde, além de acompanhamento psicológico diário, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Agendamento
Para agendar atendimento na Policlínica do Idoso, é necessário acessar os canais de comunicação do governo: Disque Saúde (ligação 3190-9091 e WhatsApp 9-8779-3856), aplicativo e/ou site do PROCON/MA na aba serviço de saúde SES e unidades do Viva (Beira Mar e Shoppings da Ilha, Golden e Pátio Norte), portando RG, cartão do SUS e encaminhamento para consulta ou exame.

Dia Nacional do Idoso
A data comemorativa foi instituída por meio de Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990, e como "Dia Nacional do Idoso" pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. O objetivo é homenagear as pessoas idosas ao dar destaque às conquistas, promovendo conscientização e sensibilização da importância dessa parcela da sociedade diante das suas contribuições e experiências vividas.