Geral Tocantins

Com reforço no patrulhamento da Polícia Militar, Governo do Tocantins intensifica segurança para eleições de 2024

Estado também contará com apoio das Forças Armadas em quatro municípios, todos com aldeias indígenas em seu território

01/10/2024 às 15h35
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Governo do Tocantins mobiliza efetivo da PMTO para garantir tranquilidade no processo eleitoral em todos os 139 municípios do estado - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins mobiliza efetivo da PMTO para garantir tranquilidade no processo eleitoral em todos os 139 municípios do estado - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Os 139 municípios do Tocantins terão reforço nos próximos dias para assegurar a tranquilidade durante as Eleições Municipais de 2024. O Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar (PMTO), disponibilizará 100% do efetivo policial neste sábado, 5; no domingo de eleições, dia 6, e um dia após o processo eleitoral, na segunda-feira, 7. A ação faz parte daOperação Eleições 2024, que está em curso desde agosto, fortalecendo a segurança em cada cidade e zona eleitoral do estado.

"A presença da Polícia Militar é de grande importância para garantir a segurança na hora do exercício da cidadania, nós estamos empenhados em assegurar um período eleitoral tranquilo para o cidadão tocantinense. O apoio do Governo do Tocantins é imprescindível para que essa operação, uma das maiores realizadas pela PM, seja executada com sucesso”, destaca o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa.

Além do efetivo da Polícia Militar do Tocantins, quatro municípios tocantinenses irão receber o apoio de soldados das Forças Armadas, são eles: Tocantínia, Pedro Afonso, Itacajá e Goiatins, todos com aldeias indígenas em seu território. A ação foi aprovada por unanimidade em sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada no dia 24 de setembro.

Municípios de estados como Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte também recebem esse reforço da força federal. Durante a sessão, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ressaltou que a requisição de forças federais é um procedimento comum e que ocorre em todas as eleições.

Operação Eleições 2024

AOperação Eleições 2024é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em âmbito federal, e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) em âmbito estadual, sendo realizada de forma integrada com os demais órgãos de segurança e fiscalização, bem como entidades que tenham atribuições ligadas ao sucesso da missão. O Tocantins possui 35 zonas eleitorais, 906 locais de votação e 4.333 seções eleitorais, com 1.151.915 eleitores aptos ao exercício do voto.

Em apoio às unidades do interior do estado, a Polícia Militar deslocará efetivo do Quartel do Comando Geral (QCG); do Comando de Policiamento da Capital (CPC), de Palmas; além do apoio de militares do Comando Regional de Policiamento (CRP) 1ª Região; do CRP 2ª e do CRP 3ª, e do Comando de Policiamento Especializado (CPE). O emprego do efetivo policial nos 139 municípios tocantinenses tem como objetivo realizar um policiamento preventivo e repressivo em áreas de grande concentração de pessoas, como nos locais de votação, devido ao aumento no fluxo de pessoas e veículos.

Com reforço no patrulhamento da Polícia Militar, Governo do Tocantins intensifica segurança para eleições de 2024
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, reforça o compromisso da corporação em garantir a segurança nas eleições de 2024 - Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Com reforço no patrulhamento da Polícia Militar, Governo do Tocantins intensifica segurança para eleições de 2024
Tocantins possui 35 zonas eleitorais, 906 locais de votação, 4.333 seções eleitorais com 1.151.915 eleitores aptos ao exercício do voto - (Foto de Arquivo/Eleições 2020) - PMTO/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários