Tecnologia Tecnologia
Fazenda de mineração transforma gás natural ilhado em bitcoin no Brasil
Enegix Global cria data center com capacidade para gerar até 80MW de energia elétrica, usada em equipamentos para minerar criptomoedas
23/09/2024 19h26
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Dino

A Enegix Global, amplia suas atividades na América Latina através da inauguração de um novo data center no Brasil. Fundada em 2017, a empresa utilizará energia limpa para manter a atividade de equipamentos de mineração de criptomoedas como o bitcoin. 

Com capacidade para gerar até 80MW de energia elétrica, a fazenda de mineração da companhia oferece serviços de hospedagem de equipamentos para terceiros. O desenvolvimento do data center é dividido em duas etapas, com uma capacidade energética inicial de 25MW, prevista para novembro de 2024. 

O lançamento faz parte do projeto de expansão da empresa na América Latina, que recentemente inaugurou um escritório em São Paulo (SP). Cerca de 96% da matriz energética do projeto é proveniente do gás natural ilhado, uma fonte de energia limpa. 

“Além de ser considerado um dos maiores mercados em adoção cripto do mundo, o Brasil possui condições ideais para atrair também a indústria de mineração digital. Com fontes de energia limpa, como gás natural ilhado e hidrelétricas, o país favorece a promoção da sustentabilidade no setor ao mesmo tempo que apresenta condições favoráveis de custo operacional e de geração de energia elétrica”, afirma Yerbolsyn Sarsenov, CEO da Enegix Global. 

O consumo de energia é desafiador para a manutenção da mineração digital em longo prazo. Mas, com o uso de fontes renováveis, o processo pode se transformar em uma atividade mais sustentável. 

A Enegix Global pretende ampliar sua capacidade de gerenciamento de energia em mais de 36% com a finalização do data center em construção no Brasil. Atualmente, a empresa gerencia mais de 220MW. 

“A América Latina possui fontes de energia renováveis que são um verdadeiro atrativo para a mineração digital de dados. Com preço de mercado competitivo e produção de energia elétrica excedente em alguns países, a região pode se transformar no próximo polo mundial do setor de mineração de criptomoedas”, declara Sarsenov. 

Mais do que gerencia a produção de energia elétrica a partir do gás natural ilhado, o novo data center oferecerá soluções de hospedagem com monitoramento 24/7 dos equipamentos. O local ainda terá centro de reparo de placas ASIC com especialistas, fornecendo serviços de instalação e configuração de equipamentos.