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20 mil contratados em 2023: alunos valorizam educação profissional na rede estadual
Tema é destacado no Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Modalidade de ensino abre portas para o mercado de trabalho. Depois dos 2...
23/09/2024 15h26
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná

Fazer um curso curso técnico ou profissionalizante aumenta as chances de ingresso no mercado de trabalho enquanto o aluno ainda estuda. Foi o que aconteceu com 20 mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná somente em 2023. Por isso, neste 23 de setembro, Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR) apresenta algumas histórias de quem escolheu essa modalidade de ensino e já colhe os bons frutos no mercado de trabalho.

Neste ano, 32% dos estudantes que ingressaram no Ensino Médio escolheram a modalidade. No País, são 11%. “A perspectiva é que a gente alcance 41% dos estudantes em 2025”, adianta Daiane Fraile, que chefia o Departamento da Educação Profissional na Seed.

No fator empregabilidade, houve um crescimento considerável de oportunidades de primeiro emprego também em 2024. “Depois dos 20 mil contratos no ano passado, a perspectiva é atingir mais de 30 mil este ano. Já estamos com 22 mil em andamento, a partir da parceria com o setor produtivo e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai-PR, de acordo com a demanda de cada região”, complementa Daiane.

Gabriela Valaski Gonzalez, de 17 anos, cursa hoje a 3ª série do curso técnico de Administração de Empresas integrado ao Ensino Médio do Colégio Estadual São Cristóvão, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Trabalhando desde o ano passado como estagiária administrativa na Secretaria Municipal de Finanças, a jovem não tem dúvidas de que foi contratada em razão do curso. “Como a vaga era na área em que estou estudando, os recrutadores gostaram do meu currículo. Senti que a oportunidade foi mais fácil e rápida”, diz.

Almejando voos ainda mais altos, Gabriela pretende especializar-se na área de moda e garante que o aprendizado no segmento administrativo será útil no futuro. “Pretendo cursar Design de Moda e já terei uma boa base de Administração, que aprendi no Ensino Médio e esse conhecimento vai contribuir, não só profissionalmente, mas também na minha gestão pessoal de finanças e até no meu tempo”, defende.

“Outra vantagem em estar inserido nessa modalidade de ensino é ganhar o próprio dinheiro para investir em outros cursos, comprar o que precisa ou até ajudar os pais no orçamento de casa”, finaliza.

Foi assim também com Natanieli Machado da Cruz, de 15 anos, do curso de Marketing do Colégio Cívico-Militar Lamenha Lins, na Capital. Ela optou pela modalidade “quase sem querer”, e nem imaginava que ficaria tão encantada pela área.

“Eu precisava estudar de manhã e era o único curso que tinha no horário. Então, fui apenas para 'cumprir tabela’. Só que, desde que entrei no colégio, me deslumbrei, busquei trabalho e com o meu salário fui fazendo vários cursos paralelos para complementar”, conta. “Minha geração tem uma oportunidade muito grande e basta agarrar”, acrescenta a jovem que, em 2023, conseguiu oportunidade numa empresa de serigrafia.

DESTAQUE – Entre os destaques dos avanços implantados pela Secretaria da Educação do Paraná, a Educação Profissional figura absoluta. São 44 cursos Técnicos/Profissionalizantes na rede estadual e outros 34 Técnicos integrados ao Ensino Médio espalhados por todo o Estado.

Quando foi contratada no colégio particular no qual trabalha desde o início do ano, Mariana Marques Flores, que também estuda Marketing no CCM Lamenha Lins, estava em outra área. Entretanto, ao saberem que ela já tinha noções de comunicação, foi logo alçada para o setor. “Tenho ajudado a fazer vídeos para as redes sociais, atuo nas campanhas, estou inserida em diversos projetos que desenvolvem minha criatividade e agregam muito para mim. Vou levar para a vida”, afirma

Mariana enxerga o curso profissional como uma oportunidade, tanto para a entrada no mercado de trabalho, como para a escolha da profissão. “Já tenho certeza da minha escolha de ensino superior, que será a área de comunicação. Cinema, Jornalismo, Publicidade. Estou estudando todas as possibilidades”, indica.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL– Em 2024, a Educação profissional/Técnica na rede estadual do Paraná está presente em 708 escolas, totalizando 114 mil matrículas, em 259 municípios. São 11 eixos tecnológicos que abrangem, entre outros, cursos técnicos em Administração; Agronegócio; Desenvolvimento de Sistemas; Enfermagem; Farmácia; Marketing; Planejamento e Controle de Produção.

A expansão de oferta está focada em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Em 2018, foram realizadas 15.166 matrículas. Em 2024, houve 42.863, uma alta de mais de 128%. “Tal crescimento se deve tanto à reconfiguração do Ensino Médio quanto à própria demanda mercado de trabalho que vem exigindo do profissional a incorporação de habilidades técnicas específicas, necessárias para desempenhar determinadas funções”, destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“A educação profissional não apenas proporciona emprego imediato aos estudantes, elevando sua renda, mas também abre caminho para a verticalização, permitindo a transição para uma graduação na área. É por isso que o Governo do Estado vem investindo de forma tão importante nessa modalidade, expandindo o número de vagas e a oferta de cursos”, completa Miranda.

ENSINO QUE TRANSFORMA– Quase 30% dos estudantes que optam pelos cursos técnicos no Paraná ingressam no mercado de trabalho por intermédio dos programas de estágio remunerado, entre eles, o Jovem Aprendiz.

Foi o que aconteceu com o hoje consultor Jan Paulo Vicari Natel, que foi aluno do curso técnico em Administração no período de 2006 e 2010. “Com 16 anos, eu já fazia estágio no setor de documentação do Hospital do Trabalhador. De lá pra cá, nunca mais parei de trabalhar. O ensino técnico foi a porta de entrada para que eu encontrasse uma oportunidade e também para que eu pudesse me manter empregado e capacitado para os desafios iniciais da vida profissional”, conta.

SOBRE A DATA– O Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico foi estabelecido pela Lei 11.940 de 2009. A escolha da data é uma referência à assinatura do decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, pelo então presidente Nilo Peçanha.