O vestibular para os cursos do novo campus acontece entre outubro e novembro de 2024, com a oferta de 50 vagas
Seguindo com o compromisso de investir em educação para melhorar a vida dos cearenses, o Governo do Ceará deu mais um passo para a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quinta-feira (19), junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, ao ministro da Defesa, José Múcio, e ao Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, e à presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, a ordem de serviço para o início das obras da primeira fase de implantação do campus do ITA no Ceará.
Orgulhoso com mais uma etapa da concretização do ITA no Ceará, o governador Elmano de Freitas descreveu o momento como “histórico”. “O ITA já chegou no Ceará. É uma honra estar aqui como governador, é um momento muito importante para a história do Ceará. Eu não tenho nenhuma dúvida que vamos iniciar uma obra que fará profundas transformações no Estado do Ceará”, ressaltou. “Quando trazemos o ITA trazemos a ideia que é juntar governo, academia e investidores”, complementou.
“É uma transformação na educação, mas também na pesquisa e no desenvolvimento geral do Estado”, comentou Elmano. O campus cearense, que tem previsão de receber suas turmas em 2027, contará, inicialmente, com dois cursos inéditos, o de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistema baseados em currículos de universidades de excelência no exterior. A seleção de alunos já será feita este ano, com os estudantes iniciando os cursos na primeira sede do ITA, em São José dos Campos (SP).
“Nós definimos que energia renovável é muito importante para o desenvolvimento econômico do Estado, pois temos protocolos de hidrogênio verde, tivemos a regulamentação de hidrogênio verde no Congresso, estamos com investimento, o Ceará pode ser o primeiro estado do Brasil a ter produção em grande escala de hidrogênio verde. E somamos o ITA, com o curso na área de energia renováveis, de forma coerente, a essa política que temos construído”, afirmou. “Os cursos que estão vindo para o Ceará fortalecem esse vetor de desenvolvimento,e assim toda uma nova economia”, definiu Elmano.
A assinatura da ordem de serviço prevê o início imediato das obras em uma área de 18,5 mil m², que contará com um alojamento, que será constituído por: três pavimentos, duas salas de atividades, sala de aula, quartos com acessibilidade PcD ( alunos) e 40 quartos com sala de estar e cozinha (80 alunos). Também será construído, pelo Governo do Ceará, o bloco para cursos de Engenharia, que contará com: três pavimentos, 14 laboratórios didáticos, quatro salas de apoio técnico, 8 salas de aula, dois auditórios, 6 salas de reunião, 6 salas de estudo, duas salas de convivência, dois setores com salas para professores, biblioteca, espaço de eventos e exposições.
No total, devem ser investidos R$ 180 milhões, sendo R$ 71 milhões apenas na primeira etapa das obras.
Feliz com mais essa conquista do Ceará na educação, o ex-governador cearense e ministro da Educação, Camilo Santana, definiu o momento como um “marco para o Brasil”. “Considero esse um momento histórico, um marco não apenas para o nosso estado, mas para o Brasil como um todo, porque reforça o compromisso de todos nós com o desenvolvimento tecnológico de todo o nosso país”, comentou.
Camilo ainda pontuou o merecimento dos estudantes cearenses. “Esse é um reconhecimento ao talento dos estudantes cearenses, que sempre se destacam nas seleções para o ITA. Nossos alunos cearenses são um orgulho pra nós. Agora, essa excelência, que o ITA sempre foi, está mais próxima da nossa região. O que estamos construindo aqui é um futuro repleto de oportunidades para nossa juventude cearense, nordestina e brasileira”, reforçou o ministro.
É em busca dessas oportunidades que a estudante do 3º ano da EEMTI Jenny Gomes, Lara Karolinne, tem se preparado, através do programa PreparaITA, para o primeiro vestibular do campus do ITA em Fortaleza, que acontece entre outubro e novembro deste ano, com 50 vagas – Engenharia de Energias Renováveis (25 vagas) e Engenharia de Sistema (25 vagas). “As minhas expectativas para esse momento estão muito altas, temos professores excelentes e o nosso material é excelente. Essa vinda do ITA para o Ceará e essa oportunidade de me preparar foi uma nova esperança para mim”.
Moradora do Joaquim Távora, Lara vê no campus do ITA em Fortaleza a oportunidade da realização de sonhos e mudança de vida. “Eu sou de escola pública, e ver que tenho a oportunidade de fazer o vestibular mais difícil do Brasil estando preparada me faz acreditar no meu futuro. Poder estudar o que sempre quis, mas aqui no Ceará, é incrível, porque é o meu sonho desde pequena que vou realizar”, completou.
Satisfeito em ver jovens como Lara ansiosos pela chegada do campus em Fortaleza, o ministro da Defesa, José Múcio, felicitou o Ceará pelas boas escolhas na área da educação. “O Ceará fez uma escolha de investir na educação, em ciência, e tecnologia, estudo que é tão valioso. Foram essas escolhas que levaram o Ceará a crescer, e hoje estamos aqui assinando o início dessa obra. Vocês são a demonstração para todo nordeste sobre escolher a educação, e como isso faz a diferença. Vocês tiveram o mérito dessa obra vir para cá”.
Concordando com o ministro Múcio, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, reforçou que a vinda do ITA para Fortaleza é uma conquista cearense, por mérito, mas também para todo o Brasil. “É com orgulho que nos reunimos para celebrar mais esse grande passo. Esse projeto evidencia o compromisso com a educação tecnológica no Brasil. Para o comando da Aeronáutica essa iniciativa transcende o simples fato de construir uma nova sede, a educação tecnológica de ponta, é a formação de novos profissionais capazes de enfrentar, na próxima década, os desafios do futuro”, finalizou. Estima-se que a primeira turma formada pelo ITA no Ceará conclua seus cursos em 2029.