Fotos: Divulgação/Sicos
Os municípios de Chapecó e Joaçaba receberam nesta terça-feira, 17, a apresentação de programas de incentivo a investimentos em roteiro realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos). As reuniões com empresários locais aconteceram pela manhã na Associação Comercial de Chapecó (ACIC) e à noite na Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), sediada em Joaçaba.
O foco da agenda foi a apresentação dos programas de incentivo oferecidos pelo Governo do Estado para o empresário que deseja investir ou ampliar os negócios em Santa Catarina, como benefícios fiscais voltados a diversos setores e linhas de crédito especializadas.
O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, destacou a importância do diálogo com os empresários de todo o Estado. “Quando iniciou o governo, a determinação do governador Jorginho Mello foi de retomar e qualificar o contato com os empresários. E é isto que estamos fazendo. Por um lado, apresentamos os incentivos aos investimentos oferecidos pelo Governo do Estado, mas também ouvimos as demandas e reivindicações da classe empresarial”, destacou Dreveck.
O secretário também participou da abertura da Feira Eletro Metal Mecânica 2024 que ocorre no Parque da Efapi, em Chapecó, representando o governador Jorginho Mello. O Diretor da Indústria da Sicos, Anderson Anthony Linzmeyer, integrou as agendas junto ao secretário.
Parceria entre setor público e setor privado
O presidente da Associação Comercial de Chapecó (ACIC), Helon Rebelatto, destacou a parceria entre setor público e setor privado. “Os dois setores precisam estar alinhados. Nós precisamos que o Governo do Estado esteja atento às demandas do oeste para que continue o desenvolvimento da região, principalmente de logística. Hoje nós representamos 30% da economia de Santa Catarina”, afirmou.
“Estamos apoiando esse movimento que a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço vem fazendo em todo o Grande Oeste catarinense. Convidamos não só os associados, mas todas aquelas empresas que gostariam de conhecer os programas disponíveis para o desenvolvimento das empresas da região”, disse Fábio Lazzarotti, presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), sediada em Joaçaba.
Programas de incentivo em Santa Catarina
Durante o roteiro pela região Oeste, a Sicos apresentou os programas de incentivo voltados às empresas que buscam se instalar ou investir em Santa Catarina. O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) e o Pró-Emprego, por exemplo, oferecem benefícios fiscais no ICMS para estimular investimentos e ampliações.
Também estão na pauta as linhas de crédito via Pronampe, com juros subsidiados, e o Juro Zero, voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs). Ainda, o SC Bem + Simples trata da desburocratização para criação de empresas e o Programa Energia Boa prevê investimento de R$ 5 bilhões para ampliação e melhoria da rede de energia elétrica.