Educação Piauí
Rafael Fonteles anuncia mais uma equipe vencedora no Seduckathon e estudantes farão intercâmbio na Austrália
Time que ficou em 11º lugar é formado por estudantes do Centro de Educação Integral (CETI) Elon Machado Moita, de Lagoa Alegre.
17/09/2024 14h56
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí

O governador Rafael Fonteles anunciou nesta terça-feira (17) que a equipe que ficou em 11º lugar no Seduckathon vai fazer um intercâmbio de uma semana na Austrália, em dezembro. O governador resolveu premiar a equipe porque ela ficou de fora da premiação por apenas 0,1 ponto de diferença da 10ª colocada.

“A equipe do município de Lagoa Alegre recebeu hoje a notícia emocionante de que fará intercâmbio na cidade de Perth, na Austrália”, afirmou o governador. O grupo é formado por cinco alunos e um professor do Centro de Educação Integral (CETI) Elon Machado Moita, de Lagoa Alegre. Eles irão participar de uma feira de empreendedorismo no país da Oceania.

Rafael destacou que a experiência não é boa só para os estudantes que irão viajar, mas também para os que ficam aqui no Piauí. “Quando eles retornarem, eles vão passar essa experiência para os seus colegas, para os seus professores. E só o fato deles estarem realizando esse sonho já estimula imensamente toda a comunidade escolar que passa a acreditar cada vez mais no estudo e na educação profissional”, disse o governador.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A novidade da ida do grupo à Austrália foi anunciada durante a entrega de kits educacionais e de viagem às equipes vencedoras do Seduckathon, que farão uma viagem de intercâmbio de um mês aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. Pelas regras da competição, apenas as dez equipes mais bem colocadas iriam fazer intercâmbio, mas Rafael resolveu também premiar o 11º time.

O governador disse ainda que a cada ano vai dobrar a quantidade de alunos intercambistas pelo Seduckathon. “No próximo ano (2025) serão 100. No ano seguinte, 200. E assim sucessivamente”, comentou.

Adrielle Costa, que integra a equipe, não acreditava que chegaria tão longe. “Sou aluna há um ano e meio da rede pública e nem imaginava que iria chegar até aqui. O Seduckathon é uma competição interessantíssima para a educação, revolucionadora”, disse.

Isaías de Almeida é o professor da equipe e comentou que a viagem será muito importante e estimuladora para todos. “A educação do Piauí está passando por uma grande revolução, bem acelerada. Vamos trazer muitas experiências na volta para o Piauí”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O que é o Seduckathon

O Seduckathon é uma competição de programação realizada pela Secretaria de Educação envolvendo os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da SEDUC, regularmente matriculados nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, com o objetivo de selecionar alunos e professores para intercâmbio internacional.

A primeira edição do Seduckathon foi realizada em abril, no Centro de Convenções, em Teresina. As dez equipes vencedoras foram premiadas, sendo que seis farão viagem aos Estados Unidos na próxima sexta-feira, dia 20, e outras quatro irão para a Coreia do Sul em outubro. O intercâmbio vai durar um mês.