A Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação nesta quinta-feira, 12, para combater ataques à honra por meio das redes sociais. A ação teve como alvo os responsáveis por postagens ofensivas que circulavam sob o pseudônimo “Carta do Judas”, com residências nos municípios de Chapadinha e Santa Quitéria.
A operação, conduzida pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (DCCT/SEIC), contou com o apoio da Delegacia de Santa Quitéria e da Delegacia Regional de Chapadinha. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em diferentes localidades: um em Chapadinha e dois em Santa Quitéria.
As investigações tiveram início após vítimas registrarem ocorrências na Delegacia de Santa Quitéria, relatando ofensas à sua honra e danos à sua imagem pessoal causados pelas postagens.
"Várias pessoas foram vítimas dessas postagens, causando sofrimento psicológico e transtornos sociais a elas. Ataques à honra podem configurar crime segundo a legislação penal vigente, tendo ainda a pena triplicada caso praticados por rede social, por exemplo", lembrou o delegado Guilherme Campelo, chefe do DCCT.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos materiais que agora serão analisados para avançar na apuração dos crimes. O objetivo é identificar todos os suspeitos.