A Incubadora de Empreendimento Solidário (IESol), Programa de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove nesta semana a 24ª edição do curso “Princípios Básicos da Economia Solidária”. Realizado no campus Centro da UEPG, a atividade ocorre entre 09 e 13 de setembro, das 14h às 17h. Nesta quinta-feira (12), os participantes irão conhecer a Feira de Economia Solidária Universitária (Fesu).
O curso conta com estudantes de diferentes cursos, além de ser aberto para os servidores da UEPG. No total, foram realizadas 24 inscrições, sendo garantido certificado de participação com carga horária de 15 horas. Durante os cinco dias de curso, os participantes integram atividades de reflexão e prática sobre economia solidária. A técnica Manuela Salau Brasil e a Associação de Mulheres da Economia Solidária (Ames) inauguraram o curso, discutindo os conceitos de economia solidária (EcoSol) e compartilhando as experiências da Ames no Projeto de Extensão IESol.
Na terça-feira (10), Manuela Salau Brasil abordou a história, experiência e prática da EcoSol. No terceiro encontro, os integrantes discutem agroecologia, com o técnico Adriano Valadão, e educação popular, com a extensionista Clara do Prado.
As atividades serão encerradas, na sexta-feira (13), com uma conversa sobre a extensão e sua importância na relação entre Universidade e comunidade, trazendo os relatos de experiências dos extensionistas da IESol-UEPG.
Maniela explica que a EcoSol significa desenvolver a economia e renda sem explorar o ser humano, “é pensar que economia pode funcionar de um jeito diferente”. O acadêmico do curso de Jornalismo da UEPG, Gabriel Aparecido, está participando do curso de extensão e se mostra entusiasmado com as atividades, “não conhecia muitas coisas que estamos aprendendo no curso, é muito bom estar em contato com pessoas que vivem da economia solidária”, conta.
O estudante relata que, até o momento, aprendeu sobre os conceitos básicos da EcoSol, sua história e como deve ser aplicada em nosso país. Além de adquirir esses conhecimentos, Gabriel pretende participar do projeto, “quero compreender melhor a economia solidária e também poder participar do projeto da IESol”, expõe o integrante do curso. Os participantes realizaram as inscrições por meio do formulário disponível nas redes sociais do IESol.
Texto e fotos: Rafaela Koloda