Educação Educação

Construção do campus da UVA em Acaraú reforça a oferta do ensino superior na região Norte

Como parte da política de expansão e interiorização do Ensino Superior em todas as regiões cearenses, o Governo do Ceará tem aplicado uma série de ...

11/09/2024 às 13h36
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Como parte da política de expansão e interiorização do Ensino Superior em todas as regiões cearenses, o Governo do Ceará tem aplicado uma série de investimentos na construção e reforma de campi das diferentes universidades estaduais. Um desses exemplos é a obra de construção do campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Acaraú, que está com 31% dos serviços executados.

A nova estrutura representa um avanço para o ensino superior e desenvolvimento econômico e social da região Norte, e vai ser sede para as turmas dos cursos de Pedagogia e Agronomia.

“O campus Acaraú constitui-se como um importante marco para facilitar o acesso ao Ensino Superior público para os municípios do baixo Acaraú. Um avanço para a região e pode-se dizer que é o primeiro passo para abertura de novos cursos que possam colaborar com o desenvolvimento local”, ressalta Izabelle Mont’Alverne, reitora da UVA.

O projeto padrão prevê 36 mil m² de área construída, que integra bloco administrativo, dez salas de aula, biblioteca e salas de estudo, laboratório de informática, sala dos professores, um auditório com capacidade para 200 pessoas e um restaurante universitário. Na área externa, estão previstos pátio arborizado, quiosques e mesas, estacionamento com vagas destinadas a carros e motocicletas, além de passeios e ciclofaixas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Segundo técnicos da Superintendência de Obras Públicas (SOP), o percentual de execução corresponde aos serviços de superestrutura e revestimento. O bloco administrativo teve toda parte de concretagem concluída e segue em andamento a execução do segundo pavimento do bloco de salas de aula. O valor do investimento é superior a R$ 12,6 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. A unidade deve ser entregue em 2025.

“Trata-se de um projeto padrão que tem sido executado pela SOP em municípios estratégicos de todas as regiões do estado. Na região Norte, além de Acaraú, temos a obra de um campus em Camocim, que está entrando na fase final de execução”, conclui Valdeci Rebouças, superintendente da SOP.

Obras de novos campi no Ceará

Além de Acaraú, a SOP dá seguimento à implantação de uma nova estrutura da UVA em Camocim, atualmente com 70% de execução. As novas unidades, somadas às dos municípios de São Benedito e Sobral, devem totalizar 1.140 vagas para cursos de nível superior na região.

Outras obras seguem em andamento, como a construção do Campus da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Campos Sales, com 38% de execução; construção do campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Canindé, com 46%; ampliação do Campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi/Uece), já em fase de conclusão com 99%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários