As Escolas de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET), realizaram esta semana os jogos Internos.
A EETEPA Dr. Celso Malcher, batizou a semana de "Celso Malcher Connect Games" (CMCG), tem se destacado pela diversidade de atividades, promovendo a socialização entre os alunos e o estímulo ao pensamento lógico. Segundo o diretor da escola, Andrey Rabelo, "os jogos trazem o espírito de união para a escola. Os alunos se organizam em times e torcidas e, este ano, inovamos com a inclusão dos jogos eletrônicos, que têm dominado a preferência dos jovens" diz Andrey.
A inclusão de competições de eSports, como o torneio de Free Fire, foi um destaque entre as atividades, atraindo uma significativa participação dos alunos e reafirmando o papel crescente dos jogos eletrônicos na cultura juvenil. Leonardo Calandryni, estudante de informática, vê a iniciativa como uma forma de manter o aluno próximo à escola, que traz atividades que chamam a atenção dos jovens que gostam da cultura gamer. “Eu sempre gostei de jogos eletrônicos, desde criança. Sempre foi uma paixão que tive e a escola trazer isso para nós alunos é muito importante e gratificante. Só prova que a educação que estamos recebendo está aliada a ciência e tecnologia” garante o aluno.
A Escola técnica Juscelino Kubitschek de Oliveira, situada no município de Marituba, com intuito de promover jogos que aproximem os alunos da socialização e da tecnologia, realizou competições de Xadrez e dama. Segundo a direção da escola, o sucesso do evento é resultado de um trabalho conjunto entre professores, alunos e a comunidade escolar, que se uniram para proporcionar uma experiência enriquecedora e divertida para todos.
Na Deodoro de Mendonça, escola técnica localizada no bairro de Nazaré, na capital paraense, os alunos puderam participar das modalidades de jogos tradicionais, como futebol, basquete, vôlei e queimada. “Não é apenas uma chance de competir ou mostrar habilidades, mas de conviver com meus colegas de forma mais descontraída e diferente do dia a dia na sala de aula. Essa interação vai além dos jogos; é sobre aprender a trabalhar em equipe, respeitar o outro, e fortalecer os laços que criamos na escola” pontua Maria Eduarda Santos, aluno do terceiro ano de administração.
Texto: Carla Couto – Ascom Sectet