Foto: Divulgação / SED
A Avaliação Institucional, realizada pelo Governo de Santa Catarina nas 1.046 unidades escolares da rede estadual de ensino, já tem data marcada. A comunidade escolar terá de 30 de setembro a 4 de outubro para participar. As escolas estaduais serão avaliadas em quatro eixos: Políticas Pedagógicas, Clima Organizacional, Infraestrutura e Política de Gestão .
“A Avaliação Institucional será aplicada com intuito de colher informações junto aos estudantes, pais, professores e equipe técnica administrativa das unidades escolares da rede pública estadual. Os resultados poderão contribuir e subsidiar as ações de planejamento, monitoramento e auxílio às unidades escolares”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Este ano, a avaliação também passa a incorporar questões pertinentes ao acompanhamento e monitoramento do Plano de Gestão Escolar (PGE). Desta forma, a comunidade escolar poderá avaliar as ações da equipe gestora e contribuir para a consolidação ou reestruturação do Plano de Gestão Escolar e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
A avaliação está organizada em 24 afirmativas, com a possibilidade de sinalização de apenas uma resposta dentro de uma escala avaliativa. Os estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental deverão ser acompanhados e orientados a responderem o formulário junto aos pais ou responsáveis. Já estudante dos anos finais e do ensino médio poderão responder ao questionário sem auxílio.