O governador Rafael Fonteles defendeu que é preciso garantir um ambiente propício para que os empreendedores possam crescer, a exemplo do processo de desburocratização e de investimentos em infraestrutura. A fala do gestor foi durante a abertura da 28ª edição da Convenção Lojista do Piauí, nesta sexta-feira (23), em um shopping da zona leste de Teresina.
Rafael Fonteles explica que Teresina tem uma vocação natural para o comércio. Além disso, o governador explicou que o processo de industrialização, por meio de energias limpas e a produção de hidrogênio verde, potencializa esse processo.
"Temos o esforço para melhorar o ambiente de negócio no Piauí em várias vertentes. Queremos que empresários e empreendedores possam prosperar e gerar emprego e renda. A atividade do comércio é bastante diversificada, pulverizada, com milhares de empreendedores, então, o que nos cabe é exatamente melhorar isso com a infraestrutura, a segurança, a desburocratização dos processos de licenciamento e também o apoio, muitas vezes com o crédito, no caso do micro e pequeno empreendedor", considera o gestor.
Sávio Normando, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI), conta que o evento promove a troca de conhecimentos por meio de uma programação diversificada. "O sucesso das nossas convenções se deve ao fato de que sempre buscamos trazer pessoas, palestrantes, convidados que possam trazer informações e conhecimentos para os que participam", analisa o representante.
O evento conta com a participação de economistas, empresários e personalidades afins ao comércio e varejo.
Sobre o evento
A 28ª Convenção Lojista do Piauí é uma realização da FCDL Piauí e da CDL de Teresina, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE); Sebrae, Sesi e Senai. O ciclo de palestras envolve cenários econômicos, inteligência artificial, gestão de pessoas e clientes, transformação pessoal, empreendedorismo e histórias de sucesso.
Entre os palestrantes desta edição do evento estão: Maria Alice Medina, empreendedora e autora do livro “Do Rock a Compostela”; Gilmar Mendes, economista e pesquisador da Fundação Dom Cabral; Rafael Kiso, fundador da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil; Mana e Dane Holanda, fundadora e conselheira, respectivamente, do shopping atacadista Maraponga Mart Moda, que tem sede no Ceará; Cora Rónai, pioneira do jornalismo de tecnologia no Brasil; e Paulo Pedó, diretor-geral da Melissa na Grendene.
1 / 29