Educação Amazonas

Escolas estaduais do interior do Amazonas avançam no ensino e alcançam maiores notas no Ideb 2023

A dianteira dos resultados nos Anos Iniciais e no Ensino Médio ficou por conta de unidades de Boca do Acre e Beruri...

22/08/2024 às 16h27
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Escolas da rede estadual de ensino comemoram avanços nos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 e a dianteira dos resultados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ficou por conta de escolas da rede pública estaduais dos municípios de Boa do Acre e de Beruri, respectivamente.

O primeiro lugar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi alcançado pela Escola Estadual (EE) Jacinto Ale, em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), que conquistou a nota 8,7. O índice alcançado pela unidade de ensino e 45% maior que a média nacional para esta etapa de ensino (6,0).

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça 2, localizado no bairro Mundo Novo, zona norte de Manaus, conquistou o primeiro lugar da rede estadual do Amazonas, com a nota 6,9; índice 38% acima da nota 5,0, que foi a média nacional para a etapa de ensino.

No Ensino Médio, o destaque também foi para o interior do estado com o 6,1 alcançado pela EE Euclides Corrêa Vieira, em Beruri (a 73 quilômetros de Manaus). O índice também foi superior (42%) à média nacional, que ficou com a nota de 4,3 no nível Médio.

Para a gestora da EE Jacinto Ale, Ana Catarina Almeida, que trabalha na unidade de ensino há 11 anos, a nota de 8,7 é fruto de um esforço coletivo, que demonstra a relevância do processo educacional desenvolvido dentro da escola.

“Para nós, da Escola Estadual Jacinto Ale, essa nota 8,7 é uma conquista muito importante. Esse trabalho reflete como é desenvolvido o processo educacional em nossa escola. Nós estamos trabalhando sempre para darmos uma educação de qualidade, para que nossos alunos sejam alunos de excelência”, declarou a gestora.

Comemorando a primeira colocação entre os Anos Finais do Ensino Fundamental, o diretor do Ceti Marcantonio Vilaça II, tenente-coronel Alisson da Silva Henriques, afirmou que o resultado positivo é fruto do trabalho em conjunto feito pelos professores, pais e alunos.“Tivemos, desde o Ideb de 2021, o foco em melhorar nosso desempenho e, principalmente, consolidar a frequência e importância desta avaliação”, destacou o diretor.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e é calculado a cada dois anos. Para compor o índice, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar. Os resultados de 2023 são os primeiros do período pós-pandemia de Covid-19 no país.

Segundo a gestora da EE Euclides Corrêa Vieira, Gecilane Matozinho, a nota de 6,1 no Ensino Médio reflete o trabalho árduo do corpo estudantil da unidade, que trabalha com simulados e avaliações, buscando incentivar os alunos em seus estudos.

“No dia que soubemos da nossa pontuação, nós ficamos radiantes de tanta emoção. Uma emoção porque envolve todo o corpo da escola, vem dos serviços gerais, vem do porteiro, do merendeiro, dos professores, pedagogos”, declarou a gestora.

Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

No Ideb 2023, o Amazonas apresentou crescimento em todas as etapas de ensino. A rede estadual de ensino alcançou a nota de 5,9 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), superando a média do estado na mesma etapa de ensino, de 5,7.

A nota de 5,7 do Amazonas, nos Anos Iniciais, que é composta pelos índices alcançados pela educação privada e públicas estadual e municipal, representa a superação da meta estabelecida pelo MEC em 0,3 pontos.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), o estado alcançou a meta de 4,8 proposta pelo MEC e cresceu em relação a 2021, quando a nota foi de 4,7. No Ensino Médio, o estado registrou 3,8 pontos em 2023, crescendo 0,1 ponto, em comparação com a nota de 2021, de 3,7.

Confira o ranking entre escolas da rede estadual do Amazonas:

Anos Iniciais – Ensino Fundamental:

  • 1° Lugar: EE Jacinto Ale – Nota: 8,7 (Boca do Acre)
  • 2º Lugar: EE Capitão-General Mendonça Furtado – Nota: 8,6 (Itacoatiara)
  • 3° Lugar: EE Helena Araújo – Nota: 8,1 (Manaus)

Anos Finais – Ensino Fundamental:

  • 1° Lugar: Ceti Marcantonio Vilaça 2 – Nota: 6,9 (Manaus)
  • 2º Lugar: EE Ten Coronel Cândido José Mariano – Nota: 6,6 (Manaus)
  • 2º Lugar: EE Altair Severiano Nunes – Nota: 6,6 (Manaus)
  • 3° Lugar: Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 1) – Nota: 6,5 (Manaus)

Ensino Médio:

  • 1° Lugar: EE Euclides Corrêa Vieira – Nota: 6,1 (Beruri)
  • 2º Lugar: Ceti Marcantonio Vilaça 2 – Nota: 5,8 (Manaus)
  • 3° Lugar: Ten Coronel Cândido José Mariano – Nota: 5,6 (Manaus)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários