O secretário Washington Bandeira prestigiou, na manhã desta quinta-feira (22), mais uma edição da Revisão Pré-Saeb 2024, realizada no Auditório Sucesso Tupperware, em Teresina. Na oportunidade, cerca de 800 estudantes, da 2ª série do Ensino Médio, das escolas vinculadas à 4ª e 19ª Gerência Regional de Educação (GREs) puderam aprender e revisar conteúdos, em um modelo de disputa aula/game, combinando teoria e prática na resolução de questões nas áreas de Linguagens e Matemática.
Durante a atividade, os estudantes foram divididos em duas equipes, que disputavam pontos em jogos de perguntas e respostas, elaboradas com o objetivo de instigar os alunos a desafiarem seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Em conversa com os estudantes da Seduc, Washington Bandeira ressaltou o bom desempenho que as escolas da rede estadual obtiveram na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nós saltamos da nona colocação, em âmbito nacional, para a quarta colocação, e alcançamos o primeiro lugar no Nordeste, passando Ceará e Pernambuco. Mas nós queremos mais, sobretudo de vocês, que com dedicação, foco e disciplina nos estudos, levando muito a sério a prova Saeb do ano que vem, podem chegar ao primeiro lugar”, pontuou o gestor.
Na oportunidade, a 4ª GRE foi representada pelas escolas Liceu Piauiense, Ceti Helvídio Nunes, Ceti Professor Edgar Tito, Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, Ceti José Pereira da Silva e Unidade Escolar Benjamin.
A 19ª GRE, por sua vez, teve como representantes os estudantes da Escola Estado de São Paulo, Premen Sul e Ceti Martins Napoleão.
Sobre o Saeb
O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As avaliações são aplicadas em todo o território brasileiro, nos 5.700 municípios do país.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.