Geral Espírito Santo
Experiência bem-sucedida de catadores da Rede Norte do Estado é apresentada em Fórum de Joinville
Atuando em 19 municípios, beneficiando 400 mil habitantes, a Rede Norte tem movimentado R$ 1,5 milhão por ano com suas atividades. Os bons números ...
15/08/2024 18h57 Atualizada há 2 meses
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Espírito Santo

 

Atuando em 19 municípios, beneficiando 400 mil habitantes, a Rede Norte tem movimentado R$ 1,5 milhão por ano com suas atividades. Os bons números e a experiência exitosa da entidade foram apresentados, nessa quarta-feira (14), por sua presidente Mirani dos Santos Pereira, no painel “Economia Circular sob a Perspectiva das Ongs e Iniciativas”, durante o 3º Fórum de Economia Circular. O evento acontece em Joinville, Santa Catarina, até esta quinta-feira (15).

Criada em 2021, a Rede de Catadores de Materiais Recicláveis do Norte do Espírito Santo (Redenorte) movimenta por mês mais de 252 toneladas de materiais recicláveis, sendo 30% deste total o plástico, tido hoje como o grande vilão para o meio ambiente e que está inserido no dia a dia dos humanos. 

“Não acredito que catador seja coitado. Não sou vitimista. Sou catadora empreendedora. A Rede Norte veio aqui hoje para participar do evento e ver o preço de uma máquina extrusora (moinho) para melhor benefício do material reciclável. Então catador não é só para catar.  Catador é para gerir, é para administrar também. Só que o catador precisa de uma coisa: conhecimento. Ele precisa se informar, ele precisa se informatizar. E é essa visão que a gente passa para eles no Espírito Santo”, explicou Mirani dos Santos Pereira. 

Além da Rede Norte, a da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) foi convidada para participar do 3º Fórum de Economia Circular. A Autarquia do Governo do Estado está sendo representada pelo diretor setorial, Hugo Tofoli, e pelo gerente de Economia Solidária e Microcrédito, Renato Alexandre Rangel. 

Na manhã desta quinta-feira (15), Tofoli apresentou aos participantes do evento o painel “Catadores Como Política Pública para o Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental”.

O Fórum em Joinville é um dos principais encontros sobre o tema no Brasil, com dois dias de imersão no universo da Economia Circular por meio de apresentações e debates, além de ações e experiências relacionadas ao tema.

 

>