Educação Piauí

Uespi, Seduc e Pacto pelas Crianças iniciam curso de formação de brinquedista e organização de brinquedotecas

O curso oferece uma formação especializada, focando nos fundamentos conceituais e técnicos necessários para a organização de brinquedotecas e a atu...

12/08/2024 às 19h01
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Pacto pelas Crianças deram início, nesta segunda-feira (12), ao curso de formação do brinquedista e organização de brinquedotecas.  Trata-se de um projeto ofertado pela Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), com realização no Campus Torquato Neto, em Teresina.

O curso oferece uma formação especializada, focando nos fundamentos conceituais e técnicos necessários para a organização de brinquedotecas e a atuação de brinquedistas. Essa iniciativa visa promover uma experiência educacional dinâmica e eficiente, combinando aulas em tempo real, plantões de dúvidas e suporte técnico contínuo através de plataformas digitais como WhatsApp e Google Sala de Aula.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
FOTO: Alysson Dinis

A primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças no Piauí, agradeceu ao reitor e à Universidade Estadual do Piauí por ter abraçado esse projeto de formação do profissional brinquedista. “Quando elaboramos o projeto, vimos que não basta apenas o acesso aos brinquedos, as crianças precisam de um brincar qualificado. Então, a partir disso, surgiu a ideia de fazer a mobilização desses profissionais da educação para participar desse curso aqui no estado do Piauí”, pontua Isabel Fonteles.

Com 70 vagas distribuídas entre a Uespi e a Seduc, o curso visa capacitar profissionais para a criação e organização de brinquedotecas, oferecendo 80 horas de formação, divididas entre aulas síncronas e assíncronas. Os participantes receberão certificados emitidos pela ABBri ao final do curso.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
FOTO: Alysson Dinis

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, parabenizou as equipes do Pacto pelas Crianças e da Seduc e reafirmou o compromisso da universidade em oferecer formação de qualidade para esses profissionais. Destacou que todos os campi têm profissionais participando da qualificação e vai garantir a formação continuada, com o intuito de alcançar todos os municípios do Piauí, promovendo o bem-estar social e o desenvolvimento saudável das crianças através do brincar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
FOTO: Alysson Dinis

“É uma satisfação enorme saber do compromisso que o Estado tem com a primeira infância. O secretário Washington Bandeira já mencionou os investimentos feitos, incluindo a distribuição de kits e a inauguração de brinquedotecas. A Uespi também vai revitalizar as suas brinquedotecas e trazer a comunidade para interagir por meio de projetos de extensão. A primeira-dama Isabel Fonteles tem compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento saudável de nossas crianças e tem o apoio do governador Rafael Fonteles. A Uespi junto com a Seduc, está comprometida em colaborar com esse grande projeto de transformação pela infância”, afirma Evandro Alberto.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
FOTO: Alysson Dinis

Washington Bandeira, secretário da Educação, destaca que cuidar das crianças, educá-las e promover seu bem-estar social e saúde em todos os aspectos garante um futuro melhor para o estado. “Nossa tarefa envolve a articulação com todos os atores envolvidos nas políticas para esse segmento tão importante. Costumo dizer que este é o investimento mais valioso e rentável que existe, pois pavimenta o caminho para o desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, frisa o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
FOTO: Alysson Dinis
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários