Economia Economia
SCGÁS investe R$ 12 milhões na expansão da rede de gás natural em Itajaí
O projeto de 28 km vai atender a demanda de indústrias, comércios e residências na região – Foto: Divulgação / SCGÁSA SCGÁS está realizando a expan...
12/08/2024 18h02
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC

O projeto de 28 km vai atender a demanda de indústrias, comércios e residências na região – Foto: Divulgação / SCGÁS

A SCGÁS está realizando a expansão da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) em Itajaí, com um projeto dividido em três fases que totaliza 28,3 km de tubulação e um investimento total previsto de R$ 12 milhões. O objetivo é fornecer gás natural para indústrias, comércios e residências por meio de uma rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Esse material é utilizado em redes urbanas para facilitar a conexão de novos consumidores, garantindo agilidade, segurança e qualidade nos serviços.

Atualmente, as obras de expansão da rede de distribuição estão concentradas na Avenida Osvaldo Reis, que conecta Balneário Camboriú e Itajaí. Sendo um trecho considerado crítico em termos de mobilidade, as equipes da SCGÁS pretendem concluir essa etapa até o início da temporada, quando o fluxo de veículos aumenta. O projeto é essencial para garantir um fornecimento mais seguro e eficiente de gás natural, atendendo às crescentes demandas da região e impulsionando seu desenvolvimento econômico.

Reconhecendo os transtornos causados por obras em vias de grande circulação, a SCGÁS está adotando uma série de medidas para minimizar os impactos no trânsito, especialmente nos horários de pico. As equipes ajustaram a realização dos trabalhos de modo a evitar os períodos de maior movimento, postergando o início e adiantando o encerramento, tentando evitar congestionamentos intensos no trecho em obras, sem prejudicar a produtividade.

A companhia se utiliza de técnicas de construção de baixo impacto, assim reduz-se a necessidade de abertura de valas, além de acelerar a implantação da rede especialmente neste trecho mais crítico. O método não destrutivo (MND), que permite a perfuração guiada por sondas, limita a abertura de valas apenas aos pontos de início e fim de cada segmento. De modo a dar ainda mais celeridade, a SCGÁS está buscando ampliar a distância entre as perfurações, promovendo um progresso mais rápido e eficiente das obras, quando as condições de solo são favoráveis.

As obras estão sendo realizadas dentro do horário padrão que a companhia atua, em conformidade com as exigências de segurança para a construção de um gasoduto de distribuição de gás natural. Trabalhar durante em período diurno assegura melhores condições de visibilidade, descanso e segurança para os colaboradores, além de reduzir os riscos à integridade da rede.

A SCGÁS agradece a compreensão e paciência da população e reforça seu compromisso em concluir as obras o mais breve possível, sempre priorizando a segurança e a qualidade do serviço prestado. Para entrar em contato ou reportar qualquer reclamação relacionada às obras, a comunidade pode utilizar a área “Fale Conosco” do site da empresa, ligar para o número 0800 048 5050 ou enviar mensagem pelo WhatsApp para (48) 3229-1100.