Nesta sexta-feira (9), acontece o show performático de encerramento do “Laboratório de Arte Drag para Mulheres Amazônidas” na Casa Das Artes, em Belém. O evento ocorreu ao longo da semana, e todas as vinte mulheres participantes do laboratório vão subir ao palco para estrelar o espetáculo que será apresentado pela Drag Dj Coytada. O show inicia às 19h. A entrada é gratuita.
As participantes aprimoraram as habilidades artísticas e conheceram melhor os aspectos que envolvem o movimento Drag Queen, como experimentação com o corpo, compreensão do contexto histórico e a maquiagem característica dessa manifestação artística.
A professora de Artes, Naíse Souza, uma das participantes do projeto, afirma que está empolgada com as aulas e ansiosa para a noite do show.
“Eu estou gostando bastante, por estar fazendo essa descoberta do outro lado de ser mulher, que tem elementos mais exagerados e extravagantes, eu já trabalho com a arte mas é a primeira vez que eu tenho contato com esse tipo de arte mais performática, e acredito que o resultado dessa oficina vai ser muito bom porque nós estamos nos empenhando muito, e estou ansiosa pra ver todo mundo com a maquiagem, o figurino e a montagem completa”.
ESPETÁCULO -A criadora do projeto Manas (En)Cena e uma das ministrantes do workshop, Brigitte Liberté fala um pouco sobre o espetáculo desta sextafeira. “Será lindo e potente, então, todes estão convidades a participar da conclusão do laboratório, estrelando performances artísticas das mulheres participantes, apresentando à cidade, a mais nova geração de mulheres drags da Amazônia”, convida.
Brigitte se monta Drag Queen há 5 anos e relata como surgiu a ideia e qual a finalidade do projeto: “ Depois que eu comecei a me apresentar na cena muitas mulheres me pediram pra fazer essas oficinas, e durante esse período que eu venho me apresentando fui entendendo como é ocupar esse espaço, já que ainda sofremos muito preconceito por conta dessa estigmatização de que a Drag é um homem Cis-gay que se veste de mulher, e as mulheres acabam sendo majoritariamente afastadas desse cenário”.
PROJETO- O Manas (En)Cena existe desde 2019 e tem o objetivo de colocar em destaque a produção de arte de mulheres amazônidas. Desde sua criação, foram feitos formatos diferentes do laboratório todos os anos, como espetáculos, vídeo-performances transmitidas pelo youtube e festivais de música. Idealizado e produzido por Brigitte Liberté, o Manas (En)Cena conta com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultral do Pará (FCP) e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp)
Serviço:
Espetáculo Arte Drag para Mulheres Amazônidas
Data: 09/08
Horário: 19h
Local: Casa das Artes
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, no bairro de Nazaré, em Belém.
Texto de Valéria Ramos / Ascom FCP