Educação Educação

Consulta Pública sobre a Política de Alfabetização do Território Catarinense encerra na segunda-feira

O período para Consulta Pública acerca do Documento Norteador da Política de Alfabetização do Território Catarinense e da Minuta do Projeto de Lei ...

08/08/2024 às 17h42
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O período para Consulta Pública acerca do Documento Norteador da Política de Alfabetização do Território Catarinense e da Minuta do Projeto de Lei que irá implementar esta ação encerra na segunda-feira, 12. Confira os dois documentos e os formulários de participação no site gg.gg/ensinofundamentalsc . A consulta é aberta a todas as pessoas da sociedade civil.

A construção da Política de Alfabetização do Território Catarinense iniciou em 2023, com a realização de dois seminários presenciais , em Fraiburgo e Lages. Representantes de diversas instituições participaram da iniciativa, como União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), universidades, professores alfabetizadores e outros.

Todas as ações são realizadas em regime de colaboração entre SED e Undime, como preconiza o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O foco do programa nacional é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental.

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil

De acordo com os dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 anos ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever. Comparada ao Censo 2010, a taxa de analfabetismo no estado sofreu queda de 1,7 ponto percentual.

Pensando em melhorar ainda mais esses resultados, o Governo de Santa Catarina tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica e à erradicação do analfabetismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários