Educação Educação
Alunos das turmas do PreparaITA Ceará têm semana de imersão com atividades especiais
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, a partir desta segunda-feira (5), a Semana Imersão PreparaITA, com uma série de atividades voltadas para ...
06/08/2024 11h35
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, a partir desta segunda-feira (5), a Semana Imersão PreparaITA, com uma série de atividades voltadas para o engajamento e a motivação dos estudantes das turmas preparatórias para o vestibular do ITA. O evento de abertura foi realizado na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, em Fortaleza, com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela; e da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, que ministrou palestra aos alunos participantes.

Na programação da semana, estão previstos momentos de diálogo com psicólogos, alunos e familiares, além de aulões com professores do Colégio Ari de Sá Cavalcante, parceiro no projeto, e professores da rede pública estadual.

O estudante João Vitor Santos Correia enaltece a possibilidade de aprofundar os estudos em busca de uma vaga no ITA. “É uma oportunidade única poder participar desse projeto inovador em nosso estado, em que estamos sendo preparados diariamente para entrar numa das instituições de ensino mais importantes do país, ainda mais, sabendo que teremos uma sede do ITA em Fortaleza. Estamos constantemente nos esforçando em busca desse grande objetivo e desejo a todos os meus colegas força e persistência durante a trajetória. Acredito que todos temos capacidade de realizar os nossos sonhos”, enfatiza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Eliana Estrela explica que esta iniciativa faz parte do conjunto de investimentos que o Governo do Ceará faz em prol de mais oportunidades para a juventude. “Vocês estão estudando em igualdade com os alunos do Ari de Sá, utilizando o mesmo material e a mesma metodologia deles. É preciso acreditar, ter força. Muitas vezes, podemos achar que está pesado, que a demanda de tempo e de estudo é grande. Mas vocês são jovens e vão conseguir. Dediquem-se e agarrem-se aos seus sonhos, pois vocês têm potencial. Não abram mão da vaga que conquistaram neste curso”, ressalta a secretária.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Fernanda Pacobahyba cita o exemplo do herói da mitologia grega Hércules, no momento em que este se encontrava diante de uma encruzilhada, tendo que optar entre dois caminhos: um que era cheio de gozos e facilidades, porém, no qual não se era possível avistar o fim. E o outro, difícil de trilhar, mas que levaria a grandes belezas e triunfos. O desafio, mesmo ao poderoso Hércules, tomava proporções maiores em razão de um fator natural: a juventude. Contudo, perante a tentadora encruzilhada, Hércules mostrou a si mesmo que não tinha força só no seu corpo, mas também na alma, e seguiu o caminho da virtude e da realização.

“Vocês estão optando pelo caminho mais difícil, mas que os tornará pessoas muito melhores do que são hoje. Vocês já são vitoriosos por estarem em uma escola pública de qualidade, em um estado que se destaca nacionalmente, num país que ainda tem tantas dificuldades com a educação”, ressalta Fernanda.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Leonardo Lima, professor do Colégio Ari de Sá, explica que a ideia é fazer uma aproximação cada vez maior entre as duas escolas, daqui pra frente. “É uma satisfação enorme poder contribuir ao longo dessa semana, e também para que o projeto decole, e para que a gente cresça juntos. Estamos aqui porque acreditamos que cada um de vocês tem um futuro brilhante pela frente”, projeta.

Marcos Bezerra, diretor da EEMTI Jenny Gomes, considera que o curso oferece uma formação que vai além do objetivo do ITA, propriamente. “O desafio não é pequeno. E como em qualquer projeto, cabe a nós, gestores, professores, alunos e pais, vencer cada obstáculo que possa aparecer. É importante termos em mente que um aluno que se prepara para o ITA está pronto para entrar em qualquer universidade do Brasil”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O projeto

O PreparaITA Ceará atua em duas frentes. A primeira, constitui-se de duas turmas que funcionam na EEMTI Jenny Gomes, em parceria com o Colégio Ari de Sá. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no período da tarde, como parte do currículo da escola em tempo integral.

O currículo das turmas do PreparaITA Ceará foi redesenhado para focar no conteúdo trabalhado naquele vestibular. Os alunos recebem material didático gratuito, têm acesso à plataforma de preparação e acompanhamento psicológico. As aulas são desenvolvidas pelos próprios professores da rede estadual. Há entrega de kits pedagógicos aos alunos, contendo fascículo socioemocional, caderno personalizado e blusas.

A segunda frente diz respeito às turmas nas escolas militares, em parceria com o Colégio Farias Brito. A oferta de vagas ocorreu em cinco escolas militares da rede estadual (1 em Sobral, 1 em Juazeiro, 1 em Maracanaú e 2 em Fortaleza – Escola da Polícia Militar e Escola dos Bombeiros). As aulas são voltadas para atender aos estudantes matriculados nestas instituições.

Nestas unidades de ensino, a preparação é voltada para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, aos sábados, e para a 1ª série do Ensino Médio, de forma integral. Também é disponibilizado material didático desenvolvido por aquela organização particular.