Educação Piauí
Uespi lança 4ª edição do programa Pró-Equidade com foco em gênero, raça e diversidade
O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade é uma iniciativa federal que visa promover a igualdade e a diversidade nas instituições.
05/08/2024 14h38
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou, nesta segunda-feira (5), a 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade – SEMPI. O evento, realizado no auditório do Palácio Pirajá, contou com as palestrantes Léticia Gualter e Allana Maris e foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Uespi no YouTube.

A cerimônia de lançamento também destacou o trabalho do comitê responsável pelo programa, composto pela professora Nadja Pinheiro, Coordenadora do Parfor Equidade; a assistente Social Eulina Coelho; a diretora da Facime, Fabiana Teixeira; o psicólogo João Victor Cavalcante; o assistente Social Rubens Dias; e a professora e diretora do DPPE, Samaira Souza. Juntos, eles se dedicam a promover a equidade e a diversidade na universidade.

A professora Nadja Pinheiro explicou que o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade é uma iniciativa federal que visa promover a igualdade e a diversidade nas instituições. Este é o primeiro ano em que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) participa do programa, que está em sua quarta edição. “O programa visa trabalhar questões de gênero, raça e equidade para que todos, desde a administração superior até os funcionários, possam desenvolver ações para promover essas temáticas”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo a professora, a 4ª edição do programa é caracterizada por um aumento no número de signatários, o que ampliou a participação de diversas instituições e fortaleceu o projeto de ações afirmativas da universidade.

Letícia Gualter, uma das palestrantes do evento, destacou que o Pró-Equidade é uma iniciativa de grande importância e que tem alcançado maior adesão por parte dos órgãos estaduais nesta edição. “O Pró-Equidade é essencial para promover mais equidade e reduzir a discriminação por etarismo, orientação sexual, racismo e sexismo. A adesão da Uespi é muito positiva e esperamos que o programa traga avanços significativos nessa área”, disse a palestrante. 

Eulina Coelho, assistente social da Prex e membro do comitê do Programa Pró-Equidade, destacou a importância da 4ª edição do Pró Equidade, que marca a primeira participação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) no programa. Ela explicou que o objetivo do lançamento foi apresentar aos servidores, que são o público-alvo do programa, o funcionamento, os eixos e a metodologia do Pró-Equidade.

Foto: Reprodução/Secom Piauí