O Santos Futebol Clube, em parceria com a Colsan e por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), divulga a campanha “Doando Sangue com Amor” para mobilizar a população do município a se voluntariar. Para realizar a doação, basta cumprir os requisitos solicitados e comparecer ao hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), de segunda a sábado, das 8h às 12h30.
A ação tem como objetivo aumentar o volume de doações. Atualmente, o HGA possui um estoque de dez dias, enquanto o ideal seria manter uma capacidade para durar entre 15 a 20 dias.
LEIA MAIS: Posso doar sangue se tive dengue? Tatuagem impede doação? Tire dúvidas sobre o tema
Neste período do ano, os pontos de coleta têm recebido menos doadores, resultando na necessidade de ampliar o estoque de sangue, conforme explica Silvana Biagini, coordenadora técnica do hemonúcleo do HGA. “Nesta época, as viroses respiratórias aumentam, aliadas a uma epidemia de dengue que passamos, o que aumenta o número de pacientes e diminui a quantidade de doadores, tornando a situação ainda mais crítica”, afirma.
A coordenadora chama atenção para os casos em que os necessitados da doação passam por alguma doença, como no caso da anemia falciforme, condição hereditária em que o paciente precisa receber transfusão de glóbulos vermelhos durante toda a vida para sobreviver. “Sem contar as doenças adquiridas, como as leucemias e diversos outros tumores, que durante o tratamento precisam, além da transfusão de glóbulos vermelhos, também de plaquetas. Por isso, doar é um ato tão cidadão.”
Nesta quinta-feira (11), os dois mascotes do time, Baleinha e Baleião, compareceram ao hemonúcleo para fortalecer a campanha de doação.
– Boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
– Pesar no mínimo 50kg
– Estar descansado
– Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento)
– Apresentar documento original com foto recente