Foto: Ricardo Trida / Secom
As matrículas dos cursos técnicos do CaTec para o segundo semestre de 2024 abrem nesta quarta-feira, 3. A primeira fase será a da pré-inscrição online, que deverá ser realizada pelo site Matrícula Online até as 17h do dia 10 de julho. O quadro de vagas dos cursos está disponível no mesmo site.
No pré-cadastro, o responsável pelo estudante deve acessar o site Matrícula Online, fazer o login na conta gov.br, registrar os dados do aluno e escolher uma das unidades escolares com vagas disponíveis. Para os responsáveis que não possuem as ferramentas eletrônicas para realização da inscrição, o cadastro pode ser feito diretamente na unidade escolar mais próxima de sua residência a partir das 12h do dia 3 até as 16h do dia 10 de julho.
Cada candidato terá direito apenas a um número de inscrição registrado no sistema. Caso exista mais de uma inscrição para o mesmo candidato, será considerada a mais recente, sendo as demais eliminadas. A lista contendo o número de inscrição, o nome do(a) candidato(a) e a etapa na qual se inscreveu estará fixada na escola, em local visível e também no site.
A segunda etapa do processo de matrícula é o sorteio, que será realizado eletronicamente, pela Secretaria de Estado da Educação (SED), no dia 12 de julho. A listagem contendo o nome dos candidatos sorteados deverá ser fixada na Unidade Escolar e disponibilizada no site Matrícula Online no mesmo dia do sorteio.
O último passo para efetuar a matrícula é presencial. A confirmação da matrícula deve ser feita na escola onde o aluno será matriculado nos dias 15 a 16 de julho, dentro do horário de funcionamento da unidade. Nela, devem ser levados todos os documentos do estudante.
Confira a lista com a documentação necessária:
O candidato perderá a vaga, caso não apresente os documentos listados.
Só no primeiro semestre de 2024, foram mais de 31 mil matriculados na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Estadual de Ensino. Para o segundo semestre, a previsão é de ainda mais oportunidades para os jovens catarinenses.
Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que iria ofertar. Ao todo, são 10 opções de cursos: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias.
Além dos cursos técnicos da área de Gestão e Negócios oferecidos nas escolas de Ensino Médio, os 20 Centros de Educação Profissional (CEDUPs) oferecem ainda mais diversidade, com oferta de diferentes áreas tecnológicas, como Agricultura, Edificações, Mecânica e outras.