Educação Acre

Experiência positiva do Acre na educação profissional e tecnológica é apresentada em evento do Ministério da Educação

No Acre, as matrículas no ensino superior do ensino médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) saltaram de 801, em 2021, para mai...

27/06/2024 às 19h21
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre
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Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

No Acre, as matrículas no ensino superior do ensino médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) saltaram de 801, em 2021, para mais de 10,2 mil, em 2024. Esse foi um dos exemplos positivos da experiência apresentada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), no Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica, nesta quinta-feira, 27, em Brasília.

Rosângela Queiroz (centro), da Secretaria de Educação, apresentou caso positivo do Acre em reunião no MEC. Foto: Wesley Moraes/Repac
Rosângela Queiroz (centro), da Secretaria de Educação, apresentou caso positivo do Acre em reunião no MEC. Foto: Wesley Moraes/Repac

O evento, que segue até esta sexta-feira, 28, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne gestores da área no país. O objetivo é ampliar conhecimentos e experiências e fortalecer essa modalidade de ensino. O caso positivo do Acre foi apresentado por Rosângela Queiroz, chefe da Divisão de Ensino Profissionalizante e gestora de Ensino Profissional e Tecnológico da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Conforme Rosângela, ainda no período de 2021 a 2024, o índice de aprovação dos alunos dessa modalidade de ensino subiu de 81,85% para 94,74% e o abandono escolar caiu de 19.09% para 5,02%. Os ganhos, reforçou a gestora, também podem ser exemplificados com as conquistas dos próprios estudantes.

“Hoje já temos estudantes que concluíram o itinerário de formação profissional e que já passaram em concursos públicos. Uns estão sendo chamados e outros já estão trabalhando”, disse Rosângela, ressaltando, ainda, exemplos de alunos de curso técnico de enfermagem que passaram no vestibular e estão fazendo curso superior na área.

Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica está sendo realizado em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac
Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica está sendo realizado em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Temos vários casos de sucesso na implementação desse currículo e estamos muito felizes em poder contribuir, enquanto secretaria, nesse processo de formação dos estudantes do nosso estado”, afirmou a gestora da SEE, destacando também o empenho do secretário de Educação, Aberson Carvalho, “que é um secretário inovador, se preocupa com as parcerias e com a qualidade da oferta dos cursos no estado”.

Parcerias

Rosângela Queiroz destacou também o empenho dos estudantes, o monitoramento e o acompanhamento da qualidade desse ensino e, especialmente, a importância das diversas parcerias realizadas para os bons resultados, a exemplo do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) – autarquia vinculada à Secretaria de Educação, além de integrantes do Sistema S, como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Todos os parceiros têm dado contribuição fundamental para a implementação e o sucesso da iniciativa”, afirmou a gestora.

Da esquerda para a direita: Mara, Aldenice, Rosângela e Kátia, no encontro sobre educação profissional e tecnológica realizado pelo MEC, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac
Da esquerda para a direita: Mara, Aldenice, Rosângela e Kátia, no encontro sobre educação profissional e tecnológica realizado pelo MEC, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Repac

O Acre participou de mesa de apresentação de experiências locais junto com outros estados do Norte do país. Também estão participando do encontro a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Médio da SEE, Kátia Leão, e duas integrantes do Ieptec: a diretora de ensino, Mara Lima, e a chefe do Departamento de Planejamento e Orçamento, Aldenice Ferreira.

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