Educação Amazonas
Escola Estadual de Tempo Integral organiza 2ª edição do Minimuseu da Língua Portuguesa
Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
26/06/2024 17h07
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Altair Severiano Nunes, localizada na zona centro-sul de Manaus, participaram da 2ª edição do “Minimuseu da Língua Portuguesa”. Ação tem o objetivo de aproximar os estudantes do universo que envolve a língua portuguesa e a identidade nacional. A 1ª edição, que ocorreu em 2022, contou com o apoio do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.

O projeto, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa da unidade de ensino, Adriano Silva, foi idealizado para despertar nos alunos maior interesse pela língua materna e pelos países da comunidade lusófona, composta pelos povos e nações que compartilham a língua e a cultura portuguesas.

De acordo com o coordenador da iniciativa, após a pandemia, os alunos pareciam estar desmotivados em relação à leitura e à escrita. Buscando incentivá-los, o docente organizou o Minimuseu com a ajuda dos estudantes. Para ele, a empolgação dos alunos demonstra o êxito do projeto.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Os alunos ficaram super empolgados em participar. Eles ficaram responsáveis por pesquisar também sobre os países que falam português e perceberam que não estão sozinhos no mundo com essa língua que faz parte da disciplina (que estudam), que faz parte da própria identidade (de todos nós)”, declarou o professor.

Na ocasião, os estudantes do 6° ano buscaram simular o espaço do museu dentro do auditório da escola, fazendo exposições com cartazes, banners, faixas e projetor de imagem, para que o restante dos discentes da escola visitassem o espaço e produzissem relatórios. Um dos trabalhos apresentou a “Linha do tempo da Língua Portuguesa”, que mostrou como surgiu as línguas em 5.000 a.C. até os dias atuais.

Para o aluno Vitor Corrêa Jovino de Freitas, que participou da organização, o evento é um incentivo para que os estudantes busquem ler e escrever mais e para que entendam mais sobre sua identidade linguística.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

“Eu gostei que a gente relembrou um pouco a história da Língua Portuguesa e foi como uma aula escrita do que eu aprendi no Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano). Isso me incentivou a querer escrever mais, a querer aprender mais a Língua Portuguesa, que eu acredito que é muito importante para nós”, afirmou o discente.

A 1ª edição, que ocorreu em agosto de 2022, contou com o apoio do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, que enviou 12 livros do museu para enriquecer o contato dos alunos com a história do português. Os materiais foram novamente expostos nesta edição.

O evento também tem como objetivo comemorar três datas importantes: o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de maio; o Dia da Língua Portuguesa, no dia 10 de junho; e o Dia Nacional da Língua Portuguesa, que ocorre em 5 de novembro.