Foto: CBMSC Tubarão
A escola estadual Célia Coelho Cruz foi a escolhida para dar início ao Programa Bombeiro Mirim na cidade de Tubarão. A formatura da primeira turma do projeto aconteceu nesta terça-feira, 18. Ao todo, 47 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental participaram desta turma inaugural no município.
Durante as aulas, que iniciaram no mês de maio, os estudantes conheceram o programa, os Serviços de Emergência e em que situações devem ser acionados. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes. Junto com os instrutores do Corpo de Bombeiros, os professores têm um papel fundamental nessa formação.
“Iniciativas como esta são fundamentais para resgatar os valores e formar cidadãos preparados para lidar com desafios. Desejamos que esta parceria cresça para cada vez mais escolas, fortalecendo os laços das crianças e jovens com suas comunidades e o seu comprometimento com a sociedade”, afirmou a consultora executiva da Secretaria de Estado da Educação, Kercia Cardoso Menegaz, que representou o secretário Aristides Cimadon no ato.
O Programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa que contribui para a construção de uma comunidade mais consciente, resiliente e preparada para lidar com desafios cotidianos, fortalecendo os laços com sua população, consolidando-se como um exemplo de comprometimento com a sociedade. A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, enalteceu a experiência e explicou que o objetivo é ampliar a participação das escolas estaduais no programa.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deu início ao Programa Bombeiro Mirim no município de Tubarão, realizado em colaboração com Rotary Club de Tubarão Sul e Rotary Club de Tubarão Luz.