Educação Educação

Cursos a distância da FCEE se destacam pela qualidade no ensino

Foto: mulher sentada em frente a computador com duas telas, usa fones de ouvido e faz anotações. Divulgação/FCEE.Os cursos de Educação Especial, de...

18/06/2024 às 18h52
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: mulher sentada em frente a computador com duas telas, usa fones de ouvido e faz anotações. Divulgação/FCEE.

Os cursos de Educação Especial, desenvolvidos pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), estão entre os melhores do Brasil no segmento ensino a distância. A constatação é de uma pesquisa de mestrado denominada “A formação de tutores em EaD na Educação Especial, o caso FCEE”, defendida recentemente pela pesquisadora Márcia Cristina Martins, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para chegar a essa conclusão, Márcia – que atua como integradora de educação especial na Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae) da FCEE – fez um estudo comparativo entre as metodologias ativas utilizadas em 145 cursos Ead da FCCE, entre 2020 a 2022, e nas cinco universidades com os maiores índices de avaliação pelo MEC em educação a distância.

Foram analisadas 1646 avaliações de qualidade dos cursos a distância englobando as universidades federais de São Paulo (USP), Rio de Janeiro (UFRJ), Rio Grande do Sul (UFRS), Ceará (UFCE) e Pernambuco (UFPE).

FCEE com ensino de qualidade

“Constatamos que as metodologias ativas utilizadas nos cursos a distância da Fundação Catarinense de Educação Especial são as mesmas metodologias utilizadas pelas melhores universidades do Brasil”, atesta Márcia Cristina.

A pesquisa concluiu que um dos grandes diferenciais dos cursos a distância da FCEE é a presença de tutores capacitados nas mais diversas áreas para acompanharem os alunos ao longo dos cursos. “Nos cursos da FCEE os cursistas não estudam sozinhos, há uma mediação constante entre tutor e aluno”, atesta Márcia.

O tutor conteudista nos cursos a distância da FCEE desempenha um papel de “facilitador na transmissão de informações”, explica a pesquisadora, destacando que o estabelecimento desta relação de confiança e engajamento com os cursistas cria um ambiente propício ao aprendizado significativo, colaborativo e oportuno para a troca de conhecimentos.

Em 2024 estão na grade de estudos da FCEE 45 cursos a distância com opções de 20 a 120 horas ofertadas, abordando temáticas variadas da educação especial. Os cursos e capacitações oferecidos pela FCEE são gratuitos e voltados, principalmente, para profissionais atuantes nas instituições especializadas em educação especial de Santa catarina assim como nas escolas da rede regular de ensino, visando o aperfeiçoamento e qualificação técnica dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com as pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação.

Acessibilidade

Outro ponto de destaque nos cursos EaD da FCEE é a acessibilidade, através do uso de recursos de tecnologia assistiva dentro da plataforma onde os cursos são oferecidos. “Na FCEE, os cursos a distância já são organizados dentro da plataforma Moodle com acessibilidade, utilizando-se de alguns recursos de Tecnologia Assistiva. Por exemplo, todos os cursos, obrigatoriamente, precisam ter as janelas em Libras, bem como a audiodescrição das imagens”, destaca Márcia Cristina em sua dissertação de mestrado.

Saiba mais no site da FCEE na aba Cursos e Capacitações: https://www.fcee.sc.gov.br/institucional/editais/cursos-e-capacitacoes

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários