A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou na noite deste domingo, 16, o gabarito preliminar e os cadernos de prova do Vestibular de Inverno, realizado ao longo do dia em nove municípios de Santa Catarina. Confira em udesc.br/vestibular/vestibularpresencial
No período da manhã, a prova foi composta de 50 questões objetivas das disciplinas de matemática, biologia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), língua portuguesa e literatura brasileira. Já no período da tarde, a prova foi composta de 50 questões objetivas de física, química, história e geografia, além da prova de redação.
A prova de redação teve três propostas de tema como possibilidade, cabendo a cada candidato escolher sobre qual escrever: “O lado bom da Envelhescência”, “A invisibilidade social” e “A não obrigatoriedade do voto”.
Até às 19h desta segunda, 17 de junho, é possível entrar com recurso quanto ao conteúdo das provas e ao gabarito preliminar, por meio de requerimento disponibilizado no site do Vestibular. Já no dia 24 de junho ocorre a divulgação do gabarito oficial e das respostas aos recursos.
Ao todo foram 2.651 candidatos inscritos para as 729 vagas em 37 cursos de graduação presenciais. Do total de inscritos, 450 não compareceram à prova no período matutino e 483 não compareceram à tarde, gerando um índice de abstenção de 18,22%.
As provas foram realizadas nas cidades de Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul, municípios com unidades da Udesc.
Ressocialização pela educação
Uma novidade nesta edição foi a retomada da realização do vestibular no Complexo Penitenciário de Florianópolis, com a participação de 10 pessoas reclusas do presídio masculino da Capital.
Em 2016 a Udesc iniciou a aplicação das provas em unidades prisionais, em uma iniciativa que começou por meio do projeto de extensão “Novos horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade” do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da universidade em Florianópolis.
Quando aprovados, os detentos precisam obter autorização judicial para serem admitidos na universidade. A Udesc já formou dois reeducandos do sistema prisional em Florianópolis, um do curso de Biblioteconomia e outro de Geografia.
Cursos mais concorridos
Nesta edição, os cursos mais concorridos no geral são Fisioterapia (total de 22,60 candidatos por vaga), Medicina Veterinária (total de 13,75 por vaga) e Educação Física – Bacharelado (total de 11,07 por vaga).
Para os não optantes do Programa de Ações Afirmativas e para os candidatos concorrendo pelo ensino médio na rede pública, permanecem os mesmos cursos mais concorridos, com os seguintes índices: Fisioterapia (22,70 candidatos por vaga para não optantes e 33,33 por vaga para escola pública), Medicina Veterinária (13,21 para não optantes e 21,25 para escola pública), e Educação Física – Bacharelado (9,90 para não optantes e 18,33 para escola pública).
Entre os candidatos negros inscritos pelo Programa de Ações Afirmativas, Fisioterapia e Educação Física – Bacharelado aparecem empatados com 6 candidatos por vaga, seguidos do curso de Administração Noturno em Florianópolis, com 5 candidatos por vaga.
Calendário
Confira as próximas datas referentes à prova do Vestibular:
Os aprovados que se matricularem começarão os estudos no segundo semestre letivo de 2024. As aulas iniciam em 29 de julho. Mais informações sobre o Vestibular de Inverno 2024 podem ser obtidas na página oficial e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br.
Acompanhe as notícias do vestibular ao vivo pela Rádio Udesc , pelo Facebook , pelo Instagram , pelo Twitter e pela Udesc em Rede .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009