Foto: Divulgação / Udesc
As obras de restauro do prédio histórico que abriga o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) , órgão vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que mantém acervos de documentos para o desenvolvimento de pesquisas, será concluída em dezembro deste ano. Nesta quinta-feira, 13, o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati, apresentou o andamento dos trabalhos no local ao reitor da Udesc, José Fragalli, acompanhados de parte da equipe diretiva da Reitoria e do centro de ensino.
O prédio que abriga o IDCH está localizado na rua Visconde de Ouro Preto, no Centro de Florianópolis. É uma edificação de meados do século 19, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, o que exige procedimentos de alta complexidade no restauro, iniciado assim que foi assinada a ordem de serviço, em agosto de 2023.
Entre as intervenções, que mantêm a arquitetura original da edificação, destaca-se a abertura de janelas de prospecção estatigráficas, que tem como objetivo a orientação dos procedimentos técnicos de restauro da pintura. “A cobertura, totalmente refeita, está 70% concluída, inclusive tendo sido executada a subcobertura com manta plástica revestida por película de alumínio, o que proporcionará melhor conforto térmico em todos os ambientes da edificação”, ressalta o coordenador de Engenharia, Projetos e Obras da Udesc, Carlos Tosin.
O revestimento das paredes com argamassa específica para restauro, produto testado para ser utilizado especificamente para o prédio do IDCH, também foi uma das melhorias realizadas. A edificação, após restaurada, respeitará as normas de acessibilidade, para isso, com uma estrutura de concreto armado que servirá de suporte para a instalação de elevador que dará acesso a todos os pavimentos do prédio.
A reforma do imóvel, um investimento de quase R$ 2 milhões pela universidade, era demandada pela Udesc Faed desde 2009, quando a edificação começou a apresentar problemas no telhado e em sua estrutura. Em 2021, o prédio precisou ser interditado e os acervos e demais materiais de pesquisa foram removidos de forma provisória para outro endereço (na Rua Lauro Linhares, nº 2.055, Sala 602, Torre Flora, Bairro Trindade, em Florianópolis).
Restauro representa sonho realizado à sociedade
O restauro do prédio do IDCH exigiu elaboração de projetos específicos para este tipo de edificação, além de tramitações em órgãos competentes de licenciamento e dotação orçamentária, trabalho que iniciou em 2009. “Acompanhar a obra em andamento e com previsão de conclusão significa a realização de um sonho para todos/as que se dedicaram à este projeto. A reforma está no nosso plano de gestão 2021/2025, e que assumimos como direção-geral. Passamos também pelo desafio da transferência do acervo e de servidores para outro local. Em breve teremos um novo espaço, reformado e restaurado, para a Udesc e sobretudo para a sociedade”, relata o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati.
Para o reitor da Udesc, José Fragalli, o prédio tem um valor inestimável para Florianópolis e a Udesc sai fortalecida deste processo de recuperação da edificação. “Podemos observar no local o cuidado com que tem sido realizada a obra, em cada detalhe. Vamos trazer de volta para a cidade um prédio remodelado, com sua arquitetura preservada. Deixo o agradecimento para a equipe diretiva da Udesc Faed, por todo o empenho, para que no menor tempo possível possamos ter o prédio devolvido à comunidade”, afirma.
Sobre o IDCH
O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) é um órgão suplementar setorial da Udesc Faed que tem como objetivo ser um centro de documentação destinado a desenvolver pesquisas, receber, tratar, armazenar acervos e documentos em diversos suportes, estimulando a produção, socialização e estruturação de conhecimento gerado na área de Ciências Humanas pela comunidade científica da Udesc Faed e pela comunidade externa.
Entre as atividades do IDCH estão o recebimento de acervos públicos e privados para tratamento e armazenamento; a criação e manutenção de acervo bibliográfico e de periódicos científicos nas áreas das Ciências Humanas; a formação, guarda e acessibilidade aos acervos documentais e audiovisuais e a criação de base de dados; e a divulgação e disseminação de informações resultantes dos projetos e ações do Instituto.
Atualmente estão sob custódia do IDCH os acervos bibliográficos de Eglê Malheiros e Salim Miguel , Walter Fernando Piazza , Victor Márcio Konder , Elpídio Barbosa e Ditadura em Santa Catarina .
O espaço acolhe pesquisadores e interessados em realizar pesquisas in loco , com disponibilização de espaço para pesquisa, além de receber visitas em grupos ou individuais, guiadas por bibliotecário.
Mais informações sobre as atividades do IDCH e os acervos estão disponíveis na página do instituto: www.udesc.br/faed/idch .
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br