Educação Acre
Procon orienta alunos de Rio Branco sobre educação financeira
Com o intuito de ensinar os jovens a lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Proco...
07/06/2024 09h40
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre

Com o intuito de ensinar os jovens a lidar com o dinheiro de forma inteligente e responsável, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou, nesta semana, uma palestra para quase 50 jovens do 9º ano da Escola Sesi.

O mascote Procônsu participou da ação como forma de incentivar os jovens. Foto: Emely Azevedo/Procon

A palestra foi ministrada pelo psicólogo do Procon/AC, Fábio Mendes, e abordou o tema Educação Financeira. A ação tem como objetivo evitar o endividamento descontrolado e fomentar o desenvolvimento de práticas saudáveis de administração financeira desde cedo, capacitando os estudantes a encarar os desafios econômicos com confiança e preparo.

Fábio destacou que o endividamento é um dos principais problemas que os brasileiros estão enfrentando atualmente, por isso a importância de orientar os jovens sobre como administrar a vida financeira.

“Atualmente, 70% da população brasileira está endividada. Precisamos alertar os jovens para a importância de gerir bem seus recursos financeiros, do contrário, farão parte dessas mesmas estatísticas”.

A aluna Isabella Jucá contou o que achou dos ensinamentos recebidos e sobre a necessidade de gerenciar o próprio dinheiro.

“O palestrante nos deu exemplos de descaso financeiro que ele vê em seu trabalho trazendo coisas que nós identificamos. Além desses exemplos, também nos ensinou como lidar futuramente com as contas, que é o principal, a se organizar e saber o que são gastos essenciais e os supérfluos, ou seja, desnecessários. Foi uma palestra muito interessante é necessária”, destacou.

O psicólogo do Procon falou aos jovens sobre os riscos do endividamento. Foto: Emely Azevedo/Procon

A professora Luciana Cristina enfatizou que a parceria teve como objetivo desenvolver nos alunos a organização, o planejamento e o despertar para uma vida financeira equilibrada.

“Realizamos a parceria com a equipe do Procon, para dar algumas dicas aos nossos alunos com o tema educação financeira, o que servirá não só a título de conhecimento, mas para a vida”, ressaltou.