Turismo Turismo

Apoio Governo às IGRs do Turismo é destaque em encontro de cinco estados

Evento aconteceu durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Participaram representantes do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul,...

06/06/2024 às 17h02
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SETU
Foto: SETU

A aproximação do Governo do Estado com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Turismo foi destaque em encontro que reuniu representantes do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A 1ª Conferência de IGRs da macrorregião Sul foi realizada nesta quinta-feira (6), dentro da programação do 19º Festival das Cataratas 2024 (FIT), que começou quarta-feira (5) e segue até sexta (7).

Elisiane da Silveira Mengolla, gestora técnica da IGR Grande Oeste e presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur) em Santa Catarina, ressaltou o desempenho do Paraná. “O Paraná é o nosso exemplo, utilizamos sua metodologia como modelo sempre que falamos de fortalecimento de turismo regionalizado, pois o Estado atua com diretriz e orientação”, disse. “É importante saber para onde caminhar e como começar e o Paraná faz isso com maestria”.

Ao todo, o Estado possui 18 Regiões Turísticas, cada uma com sua IGR. O Governo do Paraná foi mencionado como exemplo do bom diálogo e aproximação da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e essas instituições, que têm a função de coordenar e fomentar o potencial do setor nos respectivos territórios.

O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, afirmou que, sem organização, processo unificado, procedimento padronizado, fica muito mais difícil trabalhar. “O governador colocou o turismo na prateleira de cima, entendendo a importância do setor para a geração de emprego e renda. E a Secretaria do Turismo decidiu trabalhar em conjunto com as IGRs porque são elas que estão na região, conhecem as necessidades e demandas que possuem”, disse.

De maneira inovadora, em 2023, o Governo do Paraná, por meio da Setu, destinou recursos para garantir o fomento de atividades turísticas com obras e sinalização, por exemplo, ou até mesmo na divulgação dos atrativos. “Até então, as IGRs tinham que desembolsar dinheiro do próprio para o desenvolvimento do setor. Agora a Setu tem nos ajudado muito a alavancar o turismo regional”, disse o presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho. Fundada em 2006, essa IGR tem sede em Paranaguá e atua no fortalecimento do turismo dos sete municípios do Litoral.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários