O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, apresentaram, nesta terça-feira (4), aos gerentes regionais, gestores escolares, professores e técnicos das equipes multiprofissionais da Seduc os principais resultados da Avaliação de Risco Social realizada nas Escolas Seduc.
Desenvolvida por meio de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Segurança, a ação tem como objetivo identificar alunos que estão em risco social e traçar estratégias para apoiá-los. “Esse é um projeto pioneiro, que por meio da tecnologia e do cruzamento de dados, conseguimos fazer um diagnóstico e identificar os estudantes que estão passando por dificuldades em casa, na escola ou em seu ambiente social. A partir da identificação desses alunos, serão elaboradas ações que irão fortalecer a assistência multiprofissional e psicossocial e promoção da cultura de paz, com atuação cirúrgica e conjunta das duas secretarias, especialmente na prevenção e, em alguns casos, com atuação mais firme da segurança”, explicou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
A avaliação diagnóstica representa um avanço na forma como as instituições públicas lidam com a questão da violência e vulnerabilidade social, demonstrando um compromisso em oferecer apoio e proteção aos estudantes mais necessitados. “É mais uma iniciativa importante do governador Rafael Fonteles para que as Escolas Seduc sejam ambientes saudáveis, seguros e atrativos para os jovens”, afirma Bandeira.
De acordo com o secretário de Segurança, Chico Lucas, a parceria demonstra a importância da integração entre diferentes órgãos governamentais para o desenvolvimento de ações efetivas e preventivas. “Esse diagnóstico é necessário para que possamos fazer intervenções individuais naqueles alunos que precisam de atenção. Esse é um tipo de trabalho que casa com a ideia da Educação e da Segurança Pública do governador Rafael Fonteles. Essa parceria é de fundamental importância e traz um novo olhar para a forma de se fazer prevenção na escola”, destaca Chico Lucas.
As próximas etapas do projeto irão compreender aplicação de questionários nas escolas, criação de protocolos de segurança de acordo com as vulnerabilidades encontradas e formação presencial para os técnicos das equipes multiprofissionais.