Educação Educação
Programa da Udesc combate a violência doméstica e familiar contra a mulher
Combater a violência doméstica e familiar contra a mulher é o objetivo principal de um trabalho realizado há mais de dez anos no Centro de Educaçã...
29/05/2024 18h36
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC

Combater a violência doméstica e familiar contra a mulher é o objetivo principal de um trabalho realizado há mais de dez anos no  Centro de Educação a Distância (Cead) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O programa  Educação em Direitos Humanos das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade  é hoje uma das ações de extensão permanentes da Udesc Cead – uma faixa especial instituída pela universidade para apoiar a consolidação de seus programas com melhor avaliação.

Sua principal linha de atuação é qualificar organizações, governamentais e não governamentais, que integram a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O trabalho é feito por meio de cursos online e presenciais, eventos, como seminários e rodas de conversa, e a produção de material didático-pedagógico, dentre outras iniciativas. Neste ano, a estimativa é contemplar, ao todo, cerca de 2,4 mil pessoas.

Impacto

As atividades ocorrem por todo o território catarinense, com ênfase, nas últimas edições, para os planaltos Sul e Norte do Estado, que apresentam baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e indicadores elevados de violência contra a mulher. O trabalho, porém, repercute pelo País e também no exterior.

A coordenadora, Cléia Demétrio Pereira, explica que o programa tem diversas parcerias internas e externas à instituição e contempla sete ações “com abordagens complementares e características interinstitucionais, intercentros, interdepartamentais e internacionais”. Na Udesc Cead, ele é vinculado ao Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) , instituído em 2016.

“Esse trabalho foi inicialmente idealizado pela professora Marzely Gorges Farias, que realizou um trabalho de grande impacto, especialmente, em Santa Catarina, e atuou por quase duas décadas pela Udesc Cead. Com sua aposentadoria, em 2022, ela deixou o programa como legado para que déssemos continuidade e cumprindo com ampliado sua possibilidade de continuar”, conta Cléia.

Mobilização

A Udesc conta ainda com parcerias internacionais que ampliam as dimensões do programa. As ações deste ano podem ser conferidas acessando aqui o link.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas nos sites do  programa  e do  LabDH , pelo e-mail  cleia.demetrio@gmail.com , no  YouTube  e no  Instagram .

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454