Uma viagem ao mundo tecnológico será proporcionada pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, localizado no município de Paulistana, por meio da realização do I Technoinova, uma feira tecnológica focada no componente curricular de Inteligência Artificial.
Com o objetivo de incentivar o público para que possam adentrar e entender o mundo da Inteligência Artificial e da Tecnologia, a feira será realizada nesta sexta-feira (31), das 16h às 22h, no CETI Lucinete Santana. O evento terá como público-alvo a população de Paulistana, além de os estudantes do 9º ano do ensino Fundamental, visando atraí-los a se matricularem nos cursos técnicos ofertados na escola.
Além de Inteligência Artificial, o Technoinova envolverá os cursos técnicos de Energias Renováveis, Enfermagem, Farmácia, Serviços Jurídicos, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho e Controle Ambiental. A escola estará subdividida em 24 estandes, onde cada turma desenvolverá atividades e projetos com a comunidade, relacionados a seus cursos e a tecnologia.
A feira contará com a apresentação de diversos projetos, como planetário digital em 3D, sala itinerante; raio-x digital; automações com Arduino; orientação à população para criação da conta Gov.br; informações sobre crimes cibernéticos; jogos digitais feitos por LED; telenfermagem; fitoterapia; laserterapia; endodontia mecanizada; fotopolimerização das resinas; instrumentos de medição; sensores para monitoramento e realidade virtual; sistema com gerador de energia solar; painel de instalações elétricas com automação; além do lançamento de um perfume e um xarope do CETI Lucinete Santana criado por estudantes do curso técnico de Farmácia.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que um dos principais focos de sua gestão é proporcionar aos estudantes oportunidades de qualificação, por meio dos cursos técnicos, para o ingresso no mercado de trabalho. “Essa feira no CETI Lucinete Santana é uma excelente oportunidade dos nossos estudantes colocarem em prática tudo que têm aprendido nos cursos técnicos que estamos ofertando. O Ensino Profissional e Técnico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, declarou Bandeira.