Educação Educação
Escolas estaduais de Porto Alegre retornam gradualmente às atividades a partir de quarta-feira (22)
A partir de quarta-feira (22/5), 31 escolas da Rede Estadual de Porto Alegre retomam de forma gradual as atividades após a crise meteorológica que ...
21/05/2024 18h16
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom RS

A partir de quarta-feira (22/5), 31 escolas da Rede Estadual de Porto Alegre retomam de forma gradual as atividades após a crise meteorológica que afetou o Estado. Com isso, quase 12 mil estudantes devem voltar às aulas até sexta-feira (24/5) na 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange a capital. A 27ª CRE, com sede em Canoas, também iniciou nesta semana a retomada gradativa em 11 escolas dos municípios de Esteio, Sapucaia do Sul e Triunfo.

A definição dos locais que estão em condições de serem reabertos neste primeiro momento resulta de um mapeamento realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) junto à 1ª CRE. As instituições de ensino que voltam às atividades não foram atingidas diretamente pelas enchentes e possuem estrutura adequada para o retorno, com fornecimento de água e energia elétrica. O levantamento levou em consideração a situação de professores, servidores e da equipe diretiva das escolas.

Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o contexto de catástrofe meteorológica é diferente de cenários anteriores de crise, como a pandemia de Covid-19, e exige soluções distintas para o retorno seguro às aulas. “Durante a pandemia, os professores e alunos não vinham para a escola, mas a gente sabia onde eles estavam: fechados em casa. Hoje, ainda que seja uma exceção, em muitas escolas nós não sabemos onde eles estão, pois tanto alunos quanto funcionários perderam suas casas”, explica.

A Seduc orientou as escolas a realizarem atividades pedagógicas de acolhimento a fim de refletir sobre situações que os estudantes podem estar enfrentando diante de uma experiência potencialmente traumática. As estratégias de retomada, que foram encaminhadas para as escolas, enfatizam ações solidárias e o fortalecimento de vínculos da comunidade escolar, priorizando o bem-estar físico e emocional de estudantes e professores.

Além disso, a Seduc segue monitorando, ao lado da Secretaria de Obras Públicas (SOP) e de suas coordenadorias regionais, as questões de infraestrutura das escolas que ainda não retornaram às atividades.

Escolas estaduais de Porto Alegre que voltam nesta semana

Retorno na quarta (22)

Retorno na quinta (23)

Retorno na sexta (24)

Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom