Educação Acre
Educação realiza ação de higiene bucal com beneficiários do Bolsa Família
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde, foi até a Escola Munic...
25/04/2024 18h07
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde, foi até a Escola Municipal Bom Jesus, em Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 25, para realizar atendimento de higiene bucal para famílias que são beneficiárias do programa Bolsa Família.

De acordo com a técnica da divisão, Chelda Vasconcelos, a SEE foi atender a um pedido do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Cidade Nova, que é coordenado pela assistente social Cherles Vasconcelos. “Ela fez esse pedido à chefe da nossa divisão, a Silvana Queiroz, que disponibilizou esses kits, juntamente com a palestra de saúde bucal”, explicou.

Crianças receberam kits de higiene bucal. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo ela, entre os objetivos da ação com a comunidade está o fato de levar informações para realizar melhor higienização bucal, por meio de uma escovação adequada. “Nossa recomendação é que seja feita, pelo menos, quatro vezes ao dia e que não se durma sem escovar os dentes, porque a escovação noturna é importante”, orientou.

Na palestra realizada para a comunidade, que também contou com a presença das mães das crianças, foi explicada a atuação da bactéria que destrói os dentes. “Queremos levar à família o entendimento e a responsabilidade que tem que se ter com a higiene”, afirmou.

Escovação orientada também foi realizada pela equipe da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde da SEE. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para Cherles Vasconcelos, a intenção é chegar até as famílias, já que elas moram em um bairro distante. “Aceitamos o convite porque não é muito fácil chegar aqui e trazer essas atividades para a comunidade. Essa ação de higiene bucal é muito importante, porque os dentes são ‘a porta de entrada’ do ser humano”, compara.

Celina Lima é moradora do bairro Taquari e tem dois filhos que estudam na Escola Bom Jesus. “Eu já falo isso todos os dias para os meus filhos e agora vou continuar orientando, para eles fazerem a escovação”, ressaltou.