Gestores municipais de todas as regiões do Estado participaram, nesta quinta-feira (25), de uma qualificação sobre sinalização turística. Foram abordadas a importância das placas e suas características, de acordo com as mensagens que querem passar aos visitantes, além de critérios técnicos.
A capacitação online ocorreu como parte do projeto “Qualifica Setu Gestores Municipais”, da Secretaria estadual do Turismo, que promove encontros mensais com diferentes temas. O objetivo é oferecer informações para que o turismo ocorra de forma mais organizada e com mais qualidade no Paraná.
Para o coordenador de Qualificação do Turismo da Setu, Anderson Muniz Canizella, o projeto gera possibilidades para que os gestores municipais desenvolvam ações de maior impacto em suas regiões. “Quanto mais sinalizado um município ou ponto turístico está, mais visitantes ele atrai. Este é um indicativo que muitas vezes os gestores não se atentam, por isso, consideramos importante promover este tema. A partir do momento em que os gestores investem na sinalização turística, o trabalho de divulgação dos atrativos é potencializado”, disse.
SINALIZAÇÃO– Para falar sobre o tema deste mês, a reunião contou com a parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Os participantes tiveram contato com os principais sistemas utilizados de sinalização – luminoso, sonoro e semafórico –, entre outros, além dos conceitos e parâmetros necessários para criar uma estratégia efetiva na captação de viajantes.
Outro ponto destacado foi a importância de elaborar projetos executivos seguindo critérios técnicos, conforme as regras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Detran-PR. Os técnicos da Setu reforçaram que um projeto de sinalização turística precisa receber, também, aprovação e validação da pasta.
“Sentimos essa carência de informações em muitos projetos que recebemos na Secretaria e, diante disso, não conseguimos dar prosseguimento para que as placas sejam instaladas. É muito importante esclarecer dúvidas e mostrar o caminho correto para que o Paraná seja o mais sinalizado e com mais agilidade”, destacou a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da Setu, Anna Vargas.