Educação Educação

Professor da Uece é o único do CE a integrar equipe de pesquisa com OMS, que publicou artigo sobre obesidade na The Lancet

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é a única Instituição de Ensino Superior (IES) cearense que possui pesquisador integrante da NCD Risk Facto...

25/04/2024 às 08h36
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é a única Instituição de Ensino Superior (IES) cearense que possui pesquisador integrante da NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC), uma rede de cientistas da saúde de todo o mundo, que fornece dados rigorosos sobre fatores de risco para Doenças Não Transmissíveis (DNT) para 200 países e territórios. O grupo trabalha em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio do Centro Colaborador da OMS para Vigilância e Epidemiologia de DNT no Imperial College London.

Quem representa a Uece nesse importante grupo, é o professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde (MEPGES) e do curso de graduação em Educação Física, Valter Cordeiro Barbosa Filho.

Ele é um dos autores do artigo Worldwide trends in underweight and obesity from 1990 to 2022: a pooled analysis of 3663 population-representative studies with 222 million children, adolescents, and adults (Tendências mundiais de baixo peso e obesidade de 1990 a 2022: uma análise conjunta de 3.663 estudos representativos da população com 222 milhões de crianças, adolescentes e adultos). A relevância e a robustez da pesquisa levaram o artigo a ser recentemente publicado na prestigiada revista internacional The Lancet, com repercussão em diversos veículos de imprensa, como BBC, CNN, O Globo e outros.

De acordo com o estudo, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com obesidade. Foram identificadas na pesquisa um total de 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos obesos em 2022. O pesquisador da Uece chama a atenção para uma conclusão de suma importância, para além da obesidade, que é o cenário de insegurança alimentar e nutricional, sendo necessária a aplicação de políticas e programas capazes de reverter essa realidade.

>>>Clique aquipara acessar o artigo publicado

“Nós temos hoje um cenário de altas taxas de obesidade e de altas taxas de desnutrição em grande parte dos países. Isso gera a necessidade de pensarmos em políticas públicas que direcionem ao acesso e à segurança alimentar e nutricional”, ressalta o professor da Uece, Valter Filho. Ele exemplifica com projetos existentes na instituição cearense: “Precisamos de mais programas como esses, que envolvam a escola para a prevenção da obesidade, para a promoção da saúde. Eles são urgentes, necessários para que possamos enfrentar esse cenário desafiador”.

Valter destaca também a expertise dos pesquisadores cearenses, tão necessária para contribuir com o desenvolvimento de pesquisas científicas. “Pesquisadores da Uece e das instituições do Ceará são capazes de desenvolver projetos de pesquisa que assumam a vanguarda na Ciência, em questões que afetam a sociedade. Representar a Uece e o Ceará nesse importante estudo, é também pensar que podemos estar na liderança de pesquisas, conduzidas com qualidade e rigor científico, com o compromisso social de ajudar nossa sociedade”.

Sobre a The Lancet, trata-se de um periódico que começou como um jornal médico geral semanal internacional e independente, fundado em 1823, com o objetivo de tornar a ciência amplamente disponível para que a medicina possa servir e transformar a sociedade e impactar positivamente a vida das pessoas. Hoje é uma revista de alto impacto e rigorosa em suas publicações.

“A Lancet é uma revista britânica de mais de 200 anos e que está na vanguarda da pesquisa em saúde pública como um todo e na área médica. Então, ter hoje a oportunidade de participar de um projeto que culmina numa publicação, numa revista tão bem conceituada e, como visto, que repercute nas mídias, que repercute nas políticas públicas de forma muito rápida, é algo que nos dá ânimo para continuar como pesquisador comprometido a contribuir para a sociedade”, finaliza Valter Filho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários