Educação Piauí
Uespi: Facime recebe o 13º laboratório de informática inaugurado pela Adm. Superior
O novo espaço conta com 20 computadores, equipados com programas de Software de última geração, e vai servir de apoio às atividades de ensino, pesq...
18/03/2024 16h55
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí

Na sexta-feira (15), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) inaugurou mais um laboratório de informática, desta vez, no Centro de Ciências da Saúde (CCS-Facime), em Teresina. Ao todo, já foram entregues 13 laboratórios, divididos em diferentes campi do interior e da capital. Estes progressos reafirmam o compromisso da instituição com o avanço tecnológico e educacional.

O novo espaço conta com 20 computadores, equipados com programas de Software de última geração. O laboratório vai servir de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do centro, que conta atualmente com 968 alunos e 191 professores.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Momento do descerramento de placa.

De acordo com a professora Fabiana Teixeira, diretora da Facime, o laboratório não beneficiará apenas os estudantes, mas também os professores, que poderão otimizar seu tempo e oferecer aulas mais dinâmicas e práticas, aproveitando toda a infraestrutura tecnológica disponível.

“Com este laboratório, estaremos proporcionando mais qualidade de ensino para a comunidade acadêmica da Uespi. No laboratório, os alunos terão livre acesso para realizar suas pesquisas, desenvolver TCC e projetos de extensão”, destaca a diretora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Espaço do novo laboratório da Facime.

O novo espaço foi projetado pelo Departamento de Engenharia e Arquitetura da Uespi (DENG). O Centro recebeu 5 datashows e 20 computadores, estes adquiridos com emendas de bancadas em contrapartida do Tesouro Estadual. O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTIC),  Maurício Rocha, ressaltou que a Uespi tem compromisso com a excelência educacional e o constante investimento em infraestrutura tecnológica que preparam seus alunos para os desafios do mundo digital, além de promover um ambiente acadêmico propício ao crescimento e à inovação.

“Nossa intenção é melhorar cada vez mais as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão dos alunos da Facime. A partir de agora, eles terão acesso a computadores bons e rápidos para desenvolverem suas atividades. Sabendo que a Facime abriga cursos da área de saúde, uma das áreas que cada vez mais migra para o mundo digital, é preciso acesso à internet, precisa de computadores para realizarem suas atividades”, pontua o diretor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Comunidade acadêmica da Facime.

Presente na solenidade, o reitor da Uespi, Prof. Dr. Evandro Alberto, destacou que a inauguração representa mais do que a entrega de um novo espaço físico. É o reconhecimento de que as atividades universitárias vão além do ensino tradicional, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de projetos inovadores. “Estamos fazendo mais uma entrega. Esse é o 13º laboratório inaugurado pela nossa gestão. Estamos oferecendo agora para os estudantes da Facime um espaço tecnológico pronto e funcional para atender a comunidade acadêmica”.

Atualmente, além dos cursos de graduação, A Facime trabalha com 14 programas de residência: a Residência Médica em Cirurgia Vascular, Nefrologia, Medicina Intensiva, Urologia, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, além da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Os estudantes já aproveitaram para inaugurar os novos computadores.

Pensando no aprimoramento dessas atividades, o vice-reitor da Uespi e professor do curso de Medicina, Dr. Jesus Abreu, destacou que a maior parte das ações necessita de bons computadores e esse espaço vai impulsionar ainda mais a comunidade da Facime a realizar seus projetos.

“Estamos ampliando cada vez mais as atividades de pesquisa e de extensão e essa é uma via de acesso para as publicações científicas e para estar conectado com o mundo. Além deste, vão ser inaugurados ainda mais laboratórios para a nossa comunidade acadêmica”, comenta o vice-reitor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Gustavo Oliveira, do curso de Fisioterapia, foi o representante discente na cerimônia.