Educação Ensino Superior
Com aumento de atendimentos, cirurgias e partos, HU da UEL bateu recordes em 2023
O destaque foi o Pronto-Socorro que contabilizou 67.155 consultas ano passado, alta de 19% na comparação com 2022. A área materno-infantil também ...
28/02/2024 22h06
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná

O Hospital Universitário (HU) da UEL registrou uma série de recordes em 2023, segundo o relatório da Divisão de Arquivo Médico e Estatística da instituição. O destaque foi o Pronto-Socorro que contabilizou 67.155 consultas ano passado, alta de 19% na comparação com 2022 (56.185). Foi a maior marca desde 2007, que somou 37.579 consultas. A média diária no setor em 2023 foi de 103 atendimentos, aumento de 28,7% em relação ao ano anterior, que teve média de 80 atendimentos/dia.

Os resultados se repetem nas internações. Foram registradas 20.011 em 2023, o maior volume no Hospital até hoje, com aumento de 7,5% – em 2022 houve 18.618 internações.

A média de pacientes/dia internados referente ao ano passado também foi recorde (371), apesar de estável na comparação com 2022 (369): a alta foi 0,5%. Em 2023, a capacidade instalada de leitos chegou a 430, variando de acordo com a melhora dos pacientes encaminhados. A média de permanência geral dos pacientes internados em 2023 foi de 6,8 dias, com queda em relação a 2022 (7,2 dias). Isso possibilitou maior giro de leitos, confirmando a boa gestão operacional e assistencial. A taxa de ocupação média do Hospital: 90,1%. Ela foi de 85,7% em 2022.

De acordo com a instituição de saúde, o resultado está relacionado à dedicação e ao apoio importante dos times das unidades de internação, Núcleo Interno de Regulação e Serviço de Agendamento de Procedimentos Eletivo.

OUTROS SERVIÇOS– As consultas ambulatoriais também apresentaram crescimento, tanto as médicas e como as não médicas, incluindo a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC), no Campus Universitário. Em 2022, houve 144.426 atendimentos e, em 2023, 156.345 consultas, configurando aumento de 8,3%.

No apoio clínico destacam-se os exames do Laboratório de Análises Clínicas, a maior taxa de produção de resultados efetivos. Foram obtidos 1.950.659 em 2023, frente aos 1.832.171 resultados no ano anterior (+6,4%).

Ainda no apoio e diagnóstico, os exames também cresceram: foram realizadas 29.915 tomografias, 23.397 ultrassonografias e 72.454 raios-X contrastado/não contrastado, representando um aumento de 26,5%, 38,9% e 18,3%, respectivamente, na comparação entre 2022 e 2023.

A área materno-infantil também bateu recorde em 2023 com 1.828 partos, maior número desde 1991, representando 9,4% de aumento em relação a 2022 (1.671 procedimentos).

O total de pacientes cirúrgicos em 2023 também foi o maior da história da instituição, somando 14.128 no ano, 16% mais que em 2022 (12.177).

COMPROMISSO– A diretora superintendente do HU-UEL, Vivian Feijó, reafirma o compromisso da administração do Hospital perante a comunidade interna e à sociedade civil organizada na busca por condições que incrementem melhorias significativas nas diversas áreas do hospital. A meta, acrescenta ela, é ampliar ainda mais a entrega de resultados com foco na população, colaboradores, docentes e alunos.

Vivian afirma que a integração entre serviço e academia foi fundamental para a elaboração de estratégias de enfrentamento dos desafios, aliadas ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) das quatro diretorias (Clínica, Administrativa, de Enfermagem e Superintendente).

“Diante dos resultados, a direção agradece a cada aluno, professor e servidor que realiza seu trabalho na assistência em Saúde, sem perderem o foco da missão, visão e valores, que são a materialização indissociável do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, disse a gestora.

Ela ressalta, ainda, o apoio administrativo da UEL, a retaguarda financeira e orçamentária do Governo do Paraná, em especial da Secretaria de Saúde (Sesa), na manutenção do funcionamento dos diversos serviços prestados pelo HU-UEL. “Temos esses excelentes resultados graças ao comprometimento das equipes que, com dinamismo, não se cansam de buscar melhores estratégias que aperfeiçoem seus serviços e aprimorem a experiência do paciente”, disse a coordenadora.