Tecnologia Tecnologia

Níveis de ativismo dos acionistas alcançam o maior nível em quatro anos em meio ao aumento de campanhas mundiais, segundo a Diligent

Mais empresas vêm identificando o ativismo como um risco nas divulgações corporativas, à medida que as campanhas retornam aos níveis antes da pandemia

15/02/2024 às 17h22
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:

Em 2023, 982 empresas foram objeto de campanhas ativistas a nível mundial, um acréscimo de 4,6% comparado ao ano anterior e o nível mais alto desde 2019. Isto está conforme o novo relatório Diligent Market Intelligence:Revisão Anual do Ativismo de Acionistas de 2024da Diligent. As descobertas foram divulgadas ao vivo hoje na primeira Prévia da Temporada de Representação anual da Diligent, uma importante conferência da temporada de representação com grupos e palestras dos mais proeminentes especialistas em administração do mundo sobre temas que incluem ativismo de acionistas, meio ambiente, questão social e governança (ESG), remuneração de executivos e muito mais.

Segundo o relatório, mais empresas estão identificando o ativismo como um risco em suas divulgações corporativas. Em 2023, 23,4% das empresas Russell 3000 divulgaram o ativismo dos acionistas como um risco em seus relatórios 10-K, acima dos 21,4% do ano anterior. A resiliência financeira e a introdução do cartão de representação universal estão levando ativistas tradicionais e não tradicionais a lançar campanhas direcionadasàremuneração eàsupervisão de ESG.

"As condições do mercado vêm desempenhando um papel notável em configurar as demandas de ativistas e empresas que os ativistas escolhem atingir", disse Josh Black, Editor-Chefe de Diligent Market Intelligence, na Diligent. "Agora, mais do que nunca, os conselhos precisam demonstrar que têm resiliência financeira e possuem sólidas práticas de governança para se manter um passo adiante."

Três temas emergem das principais conclusões do relatório que tanto conselhos administrativos quanto investidores devem ter em seu radar. Estes incluem:

O ativismo se torna mundialàmedida que os acionistas buscam maximizar retornos:

  • Em 2023, 550 empresas dos EUA foram publicamente sujeitas a demandas de ativistas, um aumento de 7,8% comparado ao ano anterior, com muitas campanhas apontando a transações dispendiosas de fusões e aquisições. Os EUA experimentaram um aumento de 20,8% no número de empresas sujeitas a demandas de oposição a fusões e aquisições, de 24 a 29.
  • 220 empresas com sede na Ásia foram sujeitas a demandas em 2023, marcando o terceiro ano consecutivo de crescentes campanhas na região, enquanto, no Canadá, 69 empresas foram sujeitas a demandas, um aumento de 25,5% comparado a 2022.
  • Entretanto, o ativismo dos acionistas estagnou na Europa, com 123 empresas europeias publicamente sujeitas a campanhas em 2023, abaixo do máximo de 177 em 2021. Contudo, o número de assentos em conselhos administrativos assegurados por ativistas se manteve estável em 36 em 2023, comparado a 38 em 2022, indicando que os ativistas continuam pressionando pela representação em conselhos administrativos na Europa.

A volatilidade do mercado provoca um aumento nas demandas de remuneração:

  • Os investidores centraram seu foco na remuneração em 2023, interessados em garantir que as empresas contem com políticas e práticas robustas em vigor para fazer frente a riscos do mercado. Nos EUA, 81 empresas enfrentaram demandas referentes a remunerações, um aumento de 37,3% comparado a 59 observadas em 2022 e o maior aumento de qualquer tipo de demanda.
  • As propostas dos acionistas concernentesàremuneração também estão obtendo um maior apoio. Três propostas que buscavam emendasàpolítica de recuperação obtiveram apoio médio de 36,5% em empresas com sede nos EUA, contra cinco que obtiveram apoio de 27,5% no ano anterior.

A representação universal propicia uma via para ativistas não tradicionais lançarem campanhas de ESG:

  • O número de demandas de ESG feitas publicamente por ativistas com foco primário e parcial aumentou em 2023 para 132 demandas a nível mundial, acima das 114 demandas do ano anterior, e quase o dobro das 79 registadas em 2021.
  • Nos EUA, a liberdade recém descoberta que a representação universal oferece ao emitir votos está atraindo ativistas não tradicionais, que buscam mudanças na composição de conselhos para remediar deficiências de ESG.

Para baixar o relatório completo, produzido em associação com Olshan Frome Wolosky, clique aqui .

Sobre o Relatório

Dados dos módulos de Ativismo, Votação e Resumos da Diligent Market Intelligence processados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Dados adicionais estão disponíveis mediante solicitação, embora a análise personalizada possa levar 48 horas. Para mais informação, envie um e-mail para dmi.press@diligent.com

Sobre a Diligent Market Intelligence

A Diligent Market Intelligence (DMI) é líder de mercado em oferecer informação sobre ativismo de acionistas, votação de investidores e dados de governança corporativa. Através de seu aplicativo web e fontes de dados, os clientes podem acessar a solução mais completa do mercado quantoàinteligência de empresas cotadas em bolsa, com percepções mais amplas e em profundidade do que nunca.

Sobre a Diligent
A Diligent é a empresa líder em GRC SaaS, capacitando mais de 1 milhão de usuários e 700.000 membros do conselhos e líderes a tomar decisões melhores e mais rápidas. A plataforma Diligent One ajuda as organizações a conectar toda a sua prática de GRC, incluindo governança, risco, conformidade, auditoria e ESG, para trazer clareza a riscos complexos, permaneceràfrente de mudanças regulatórias e proporcionar informações impactantes, em uma visão consolidada. Saiba mais em diligent.com .

Siga a Diligent no LinkedIn, X (Twitter) e Facebook.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20240215744435/pt/

Contato:

Contato de Mídia

Julia Stoyanov

Gerente Sênior de Comunicações na Diligent

+1 (604) 669-4225

Jhanbury@diligent.com

Fonte: BUSINESS WIRE
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários