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Educação realiza 1ª Jornada Pedagógica para coordenadores e representantes da SEE nos municípios
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) iniciou na manhã desta terça-feira, 23, a 1ª Jornada Pedagógica, para coordenadores peda...
23/01/2024 15h08
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Acre

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) iniciou na manhã desta terça-feira, 23, a 1ª Jornada Pedagógica, para coordenadores pedagógicos e de ensino das representações da pasta nos municípios e também para representantes das redes municipais. A Jornada se estenderá até a próxima sexta-feira, 26, no auditório da secretaria, em Rio Branco.

Realizado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Acre (Undime), o evento contou, em sua abertura, com a participação do titular da SEE, Aberson Carvalho; do secretário adjunto de Ensino, Sebastião Flores; do secretário adjunto de Administração, Reginaldo Prattes; e da diretora de Ensino, Gleice Souza.

Participam da Jornada representantes dos núcleos da SEE e das redes municipais de ensino. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os principais objetivos do encontro está a qualificação dos assessores pedagógicos, para que possam realizar o planejamento escolar, o que passa tanto pelo calendário escolar quanto pelas orientações pedagógicas, a fim de auxiliar os professores em sala de aula já nos primeiros dias.

O secretário Aberson Carvalho destacou a importância do encontro, frisando que o calendário escolar tem data definida para iniciar e também para terminar. As aulas do ensino médio se iniciam no próximo dia 19 de fevereiro, e do ensino fundamental no dia 26 de fevereiro.

Objetivo da Jornada Pedagógica é planejar o ano letivo de 2024 com os assessores pedagógicos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Temos uma gestão democrática, que tem autonomia das escolas, mas também tem regras, tem limitações e elas estão estabelecidas, inclusive, dentro desse calendário”, afirmou o secretário, destacando ainda os importantes resultados obtidos pelos estudantes da rede pública no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

“Foram centenas de notas acima de 800, tivemos alunos com 980 pontos na redação, com 960, 940, 920, e a qualidade da educação da rede pública se mede exatamente pela quantidade, pelo volume de notas satisfatórias que foram obtidas”, frisou.

Secretário Aberson Carvalho destacou a importância do planejamento das ações. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para realizar esse planejamento, de acordo com Gleice Souza, são utilizados os resultados das avaliações diagnósticas que foram realizadas com os alunos no fim  do ano passado. “Os resultados apontam as maiores fragilidades dos alunos, em que precisamos investir”, disse.

Neiva Souza, que é coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Senador Guiomard, destacou que as orientações repassadas pela SEE servem para auxiliar as redes municipais a traçar os rumos do ano letivo. “A partir daqui sentamos com os assessores pedagógicos para traçar o nosso plano de ação”, afirmou.