Educação Piauí
Mais estudantes da rede estadual comemoram excelentes resultados no Enem 2023
Foi notável o desempenho dos alunos em Redação e nas Áreas do Conhecimento.
17/01/2024 17h41
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí

Foram muitos os excelentes resultados alcançados pelos estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. O notável desempenho em Redação e nas Áreas do Conhecimento é fruto do empenho diário dos alunos nos estudos, auxílio das escolas e participação nas revisões do Novo Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb, que percorreram diversos municípios compartilhando dicas e tirando dúvidas.

A estudante Geovanna Meneses, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Beija Valente, de Buriti dos Lopes, obteve 980 pontos na Redação. Animada com o resultado, a jovem pretende cursar a área da Tecnologia. “O meu sentimento é de muita felicidade e orgulho por mim e pela minha família. É um sentimento de que todo o meu esforço durante minha jornada estudantil valeu a pena. Pretendo agora conseguir ingressar em Ciência da Computação, Sistema da Informação ou Engenharia de Software”, revela. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Geovanna Meneses - 980 pontos na Redação

Geovanna foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e no Enem conseguiu obter 702,4 pontos em Matemática. Ela revela que sua mãe sempre a incentivou a se dedicar aos estudos, mostrando a importância da Educação para a vida.

“Durante a minha preparação para o Enem, eu estudava bastante os assuntos pela internet e também participava das revisões do Pré-Enem Seduc. Além disso, agradeço muito a minha escola por todo o apoio e, principalmente, a minha professora de Português, que sempre corrigia minhas redações e indicava o que precisava melhorar nelas”, conta Geovanna. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Mirelly Luz Monteiro - 980 pontos na Redação

Mirelly Luz Monteiro também foi uma das estudantes do CETI Beija Valente que conseguiu a nota de 980 na Redação. A jovem montou um planejamento para estudar em casa e também contava com o auxílio da sua professora de Português do Centro Educacional. Além disso, ela desenvolvia a função de monitora de Português em sua escola, auxiliando outros estudantes.

“Estou muito feliz por esse resultado que obtive. Eu esperava uma boa nota, mas me surpreendi por ter tirado 980 na Redação. Agora, pretendo conseguir ingressar no curso de Medicina Veterinária no Ensino Superior”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Raphael Pereira - 980 pontos na Redação

No CETI Paulistana, localizado no município de Paulistana, o estudante Raphael Pereira revela que seus 980 pontos na Redação se devem, em grande parte, a toda a preparação e auxílio que recebeu da escola. 

"Desde o começo das aulas na escola, tive bastante ajuda dos meus professores, que me incentivaram. Tive muitas aulas de recomposição para ajudar no meu conhecimento e muitas aulas de Redação. Agradeço muito ao CETI Paulistana por ter me ajudado bastante e, em especial, ao meu professor de Português, que me ajudou muito nas aulas de Redação. O CETI Paulistana é mais que uma escola, é uma família para mim”, conta o aluno.

Raphael sonha em poder cursar Ciências da Computação e conta com o apoio dos pais para alcançar seus objetivos. “É muito bom esse sentimento de ter dado mais um passo importante na vida e também de ter superado esse desafio na minha primeira tentativa de prova do Enem. Graças aos meus pais, hoje eu sou uma pessoa que corre atrás do sucesso e pretendo evoluir ainda mais”, expressou. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
José Gustavo - 980 pontos da Redação

Em José de Freitas, o estudante José Gustavo, do CETI Ferdinand Freitas, fazia em média duas redações por semana para se preparar para o Enem e sempre acompanhava as revisões do Pré-Enem Seduc pelo YouTube. Com a divulgação das notas, Gustavo finalmente pôde comemorar ter atingido 980 pontos na Redação.

“O sentimento é de alívio, por finalmente alcançar uma nota que eu tanto almejava. Meus pais sempre me incentivaram muito. O próximo passo é conseguir cursar Ciências da Computação”, conta o estudante.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os resultados alcançados pelos estudantes e destacou as ações da Seduc que foram realizadas para contribuir com o desempenho dos jovens.

“Sempre acreditamos no potencial dos nossos estudantes e agora eles mostraram que os investimentos em Educação podem levá-los para um futuro muito melhor. Em 2023, modernizamos a estrutura das escolas, tivemos um planejamento pedagógico bem feito, demos incentivo aos professores e alunos e apostamos nas revisões extras por meio do Novo Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb. Chegou a hora de comemorar a conquista dos Estudantes Seduc”, explica o Gestor.